Menu de opções

16 Coisas preciso saber sobre Casas de Madeira?

  • on 3 de novembro de 2016
  • Likes!
16 coisas casas de madeira

Saiba os 16 factos que tem de conhecer sobre casas de madeira. Depois de ler isto vai certamente ver as casas de madeira com outros olhos.

Apresentamos abaixo 16 coisas que você talvez não saiba sobre casas de madeira.
Leia e depois diga-nos se afinal uma casa de madeira vale a pena ou não.

casa de madeira

Você sabia?

Você sabia que 90% das casas dos americanos são em madeira.

Em uma casa de madeira, mesmo sendo na praia, a umidade é bem mais baixa comparada a uma casa em alvenaria.

Lavar uma casa de madeira por fora aumenta a vida útil por muitos anos!
É isso mesmo, uma vez a cada 6 meses é recomendável que se lave a casa com água e uma vassoura para remover a poeira que se acumula na madeira evitando assim que se transforme em fungos, isso também ajuda a manter em bom estado a pintura da sua casa, seja ela em verniz ou tinta.

Casas de Madeira tem Boa Durabilidade?

Em algumas regiões do Brasil, existem casas de madeira com mais de 200 anos em bom estado de conservação mesmo não sendo de madeiras nobres, madeiras com um bom tratamento pode durar por gerações.

Que uma casa de madeira é uma casa ecologicamente correta, pois é feita de material renovável, e que não agride o meio ambiente para o seu beneficiamento.

Vantagens na Construção

A construção de uma casa de madeira, é o tipo de construção seca, que não gera muitos resíduos, causando menos entulho durante a obra, e numa posterior reforma.

É errado no Brasil usar a terminologia de casa pré-fabricada para as casas de madeira, pois no nosso País não há pré-fabricação, como vimos nos Estados Unidos, por exemplo, que as paredes já chegam totalmente prontas na obra, aqui em alguns casos há apenas modulação, mas as paredes são montadas na própria obra. Portanto a forma correta de denominar o produto em questão é apenas Casa de Madeira.

Casas de Madeira são 100% aprova de tudo?

Que nenhuma madeira tem garantia de não ser atacada por organismos xilófagos ( fungos ) e cupins, pois esses organismos se alimentam da celulose, encontrada em todas as árvores. Para diminuir esse risco pode se trabalhar com madeiras mais resistentes a ataques, e na época da construção a madeira pode ser imunizada em sua superfície por produtos específicos, aumentando assim a sua resistência a possíveis ataques. Isso quer dizer que o que garante a durabilidade da madeira é o tratamento.

A garantia da construção é dada sobre a estrutura da construção de acordo com o código civil brasileiro, porém a mesma não contempla o risco de insetos.

A casa de madeira pode fazer alguns barulhos, principalmente quando há piso em assoalho, isso ocorre pela dilatação que ocorre na madeira com a variação climática, quando a grande quantidade de chuva aumenta a umidade relativa no ar, a madeira acaba por absorver esta umidade e se expandir. Porém com o passar do tempo a madeira encontra um equilíbrio maior neste ambiente e os barulhos se tornam cada vez mais raros.

lindo modelo de casa de madeira

Normalmente toda madeira ao ser trabalhada exala algum tipo de odor. Esse odor vem da seiva encontrada no interior da árvore que quando cortada inicia o processo de secagem e eliminação natural desta seiva. A maioria desses odores é agradável, depois de algum tempo estes cheiros vão desaparecendo. Porém estes cheiros podem voltar quando entram em contato com algum tipo de umidade.

É Totalmente Impermeável?

Nenhuma madeira é totalmente impermeável, fato esse que facilita tratamentos preventivos contra organismo xilófagos, porém o ideal é que se utilize as madeiras mais densas (pesadas) do que as menos densas (mais leves), pois essas são mais atacadas por mofos e fungos, e o tratamento tem que ser mais rotineiro para evitar o apodrecimento das peças.

Manutenção

A manutenção da pintura de uma casa de madeira é muito simples: na parte externa é necessário que se repasse o verniz ( ou stain ou esmalte) quando o produto começar a se desgastar, isso geralmente ocorre no primeiro nas áreas mais expostas ao sol, a cada repintura torna-se cada vez mais espassada a necessidade de uma outra repintura.

Uma madeira bem protegida (por vernizes, stain ou esmalte) terá maior durabilidade e melhor aparência em áreas molhadas, como tetos de banheiro por exemplo, do que peças em gesso ou alvenaria.

Uma madeira pintada com esmalte ou stain e vernizes tonalizantes pode até voltar a sua cor original, através de produtos removedores existentes no mercado, porém são produtos caros e de difícil manuseio. Sendo assim pense bem antes de modificar a cor original de uma madeira.

Madeira vs Fogo

Ao contrario do que todos pensam uma madeira, desde que seja densa (pesada), não propaga chamas rapidamente. E existem produtos no mercado, chamados de ignufugantes que retardam a propagação das chamas em caso de incêndio

Depois de ter lido estes 16 facto que compilamos sobre as casas de madeira deixe nos comentários se agora já considera comprar uma casa de madeira para viver.

Categorias do artigo:
Casas de Madeira

Comentários

  • sempre fui apaixonado por casas de madeira, mas infelizmente no MS elas são muito caras… pois geralmente vêm de fora do estado para serem montadas aqui… infelizmente no estado não existe essa cultura de casa de madeira

    Paulo Planez 15 de novembro de 2016 01:12 Responder
  • Ótimas dicas, os dois lados precisam ser vistos

    Ferreira Carrasco 10 de fevereiro de 2017 20:09 Responder
  • Gostava de saber preços. Obrigada

    Maria Ramos 17 de junho de 2018 12:13 Responder
  • gostaria de receber documento com o tipo e preço das casas

    maria oliveira 31 de julho de 2018 22:56 Responder
  • gostaria de receber documento com o tipo e preço das casas e qual o país
    de origem de fabrico.

    maria oliveira 31 de julho de 2018 22:57 Responder
  • Bom dia leitores de Casa Prefabricada.Quer informações sobre Projetos de Casas Prefabricadas de Madeira ou de Tijolos ecológicos.Acesse o link e divirta-se>>>>
    https://bit.ly/projetoscasasprefabricadasmadeiraetijoloecologico

    Marco 18 de agosto de 2020 03:14 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.