Menu de opções

A pensar no planeta – Casas ecológicas auto-suficientes

  • on 23 de fevereiro de 2014
  • Likes!

Hoje em dia as casas pré-fabricadas estão cada vez mais orientadas para a proteção do ambiente, por isso é cada vez mais importante conseguirmos ter casas ecológicas auto-suficientes.

De facto, as casas ecológicas têm de ter em conta a orientação da própria construção, do terreno e da natureza que as rodeiam, devendo ser construídas de modo a serem auto-suficientes. São um tipo de casas bastantes populares nos países mais avançados e que, assim, ajudam na preservação do meio ambiente. Em Portugal também já começam a existir pessoas interessadas neste tipo de construções ecológicas.

 

casa-modulares-ecológicas

 

Para quem ainda não tem grande conhecimento, as casas bioclimáticas são as que reúnem as melhores condições de habitabilidade com o mínimo de consumo energético, ou seja, tratam-se de casas inteligentemente concebidas, saudáveis e reguladas de uma forma auto-suficiente em que a energia provém de fontes naturais. Por exemplo, nas casas ecológicas auto-suficientes, as águas da chuva filtram-se e armazenam-se para serem reutilizadas, sempre com o objetivo de não existirem perdas nem desperdícios.

Tudo começa com a própria construção das casas, que deve ser feita com materiais não tóxicos e naturais, sendo os mais importantes a madeira, pedra e argila. Uma bela e confortável vivenda é a que nos vai permitir viver em harmonia com o meio ambiente. Com sentido pratico em mente, trata-se de construir casas ecológicas auto-suficientes e que manifestem uma conservação económica tanto em termos de água, energia como de tratamento de resíduos usando, para tal utilizando materiais que têm sido testados desde há muitos séculos e as tecnologias mais recentes.

Construção

Os passos para construir casas ecológicas auto-suficientes começam com o levantamento topográfico do terreno, análise genealógica ao solo e subsolo, bem como a análise de comprovação de salubridade ou de outros possíveis tipos de contaminação. A própria inclinação do terreno deverá ser para Sul, protegida a Norte e livre de correntes de ar. Na zona lateral, a Este e Oeste, o ideal é existir algum tipo de coluna ou montanha de reduzido tamanho, e a Sul existirem vales para que não ocultem o Sol.

Um exemplo de modelo deno século XXI é se tratarem de belas construções em madeira (com os devidos e corretos certificados de origem), podendo ser construídas sobre uma base de rochas da região (como granitos, calcários ou xistos, por exemplo). Para poderem manter uma temperatura equilibrada e para o aquecimento da água, poderão utilizar-se energias provenientes da biomassa, geotérmica e/ou painéis solares. Em relação à energia elétrica, ela pode ser reduzida com a instalação de painéis fotovoltaicos, aerogeradores e turbinas, mas neste caso, apenas se no local existir uma corrente de água. Não esquecer, por exemplo, a existência de um poço para extrair a água através de uma bomba submersível, movida a energia solar. Mais sugestões para as casas ecológicas auto-suficientes incluem a colocação de um filtro para filtrar a água da chuva e uma cisterna subterrânea de grande capacidade para que as águas das chuvas possam ficar armazenadas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.