Menu de opções

ARQUITETURA DE CASAS ECOLÓGICAS

  • on 10 de abril de 2014
  • Likes!
Spread the love

No que toca ao meio ambiente, como sabemos, os edifícios são os principais responsáveis pelos impactos causados à Natureza, uma vez que consomem, só por si, mais de metade de toda a energia usada nos países desenvolvidos, além de produzirem mais de metade de todos os gases responsáveis pela alteração do clima.

É por isto que também no caso das casas pré-fabricadas, é dada cada vez mais importância à própria arquitetura de casas ecológicas.

A pensar no ambiente

O movimento / projeto de arquitetura sustentável vem refutar toda a questão de que um edifício é uma obra de arte, pois vê uma construção como algo integrante do habitat vivo. Assim, um projeto de arquitetura de casas ecológicas deverá contemplar todo o ciclo da construção, desde o uso à manutenção e eventual demolição.

Foi com o objetivo de divulgar práticas mais sustentáveis junto de clientes do setor da construção que um escritório de arquitetura, o Cria Arquitetura desenvolveu o projeto para o ECOloft, na mostra brasileira de 2009 em Campinas.

modular-verdeComo exemplo de arquitetura de casas ecológicas, este espaço inclui cerca de 100m2, sendo uma casa ecológica e que diminui significativamente o impacto ambiental causado pelas construções tradicionais, melhorando a qualidade de vida quotidiana.

No caso de casas ecológicas, uma construção sustentável deverá ter em conta todo o processo no qual o projeto se inclui, quem vai usar os ambientes, qual o tempo de vida útil e se, depois desse tempo, a casa vai servir ou não outros propósitos.

Como exemplo de arquitetura de casas ecológicas, o ECOloft pode ser definido como um espaço simples, aberto e ortogonal, todas características que vão facilitar o aproveitamento do espaço, reduzindo custos. Este é, basicamente, um bloco composto de terra, cimento e água prensados, cujos tijolos de solo-cimento constituem uma alternativa mais sustentável para uma construção de alvenaria. Passado o período de cura, estes elementos vão garantir resistência à compressão simples, em tudo similar à dos tijolos maciços e blocos cerâmicos.

Outras características da arquitetura de casas ecológicas é a taipa de pilão, uma técnica que não pode ser esquecida pois utiliza o recurso mais abundante, a terra. Assim, antes de se iniciar a obra, verifica-se o tipo de solo, a fundação de pedras recolhidas do terreno (que vai apoiar a parede). A parede é de ua mistura de terra, areia e cimento, sendo a composição despejada entre formas de madeira tipo sanduíche, em camadas de 15 a 20 cm e depois socada com um pilão até o recheio se reduzir a 10 cm. A parede desde logo se torna num bloco monolítico e auto-portante que vai servir de sistema estrutural dentro de uma construção, o que se deve à sua alta resistência à compressão.

A madeira, para quem não sabe, é o material de construção que mais saldo positivo revela em termos de carbono positivo.

Por fim, no que toca à arquitetura de casas ecológicas, no caso deste ECOloft, há que referir as placas Ecotop, que se traduz numa vedação de áreas molhadas feita com painéis produzidos a partir de materiais 100% reciclados. Elas são compostas por 25% de alumínio e 75% de plástico, provenientes de tubos de pasta de dentes, de material de difícil degradação a Natureza, e assim, possuem uma alta resistência, grande durabilidade, gerando isolamento termo-acústico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.