As casas pré-fabricadas modernas já não são ‘caixas sobre rodas’

A maioria das pessoas, quando pensam em casas pré-fabricadas, pensam em caixas de plástico branco que foram cortados ao meio e que são transportadas por um enorme camião. Isto não é certamente o que muitos considerariam ser a sua casa de sonho.

As casas pré-fabricadas modernas, amigas do ambiente estão certamente a mudar a maneira como as pessoas pensam sobre um edifício pré-montado. Estas novas casas de luxo já não são caixas de plástico – muitas delas empregam materiais e desenhos estudados por grandes arquitectos.

A imagem ‘trailer park’ de uma casa pré-fabricada está a desaparecer rapidamente com novos projectos, emocionantes e inovadoras que estão a ser produzidos com especificações extremamente exigentes, e que serão executadas por técnicos qualificados.

Uma grande parte destes novos edifícios de estilo são projectados para serem casas pré-fabricadas económicas e amigas do ambiente, empregando materiais sustentáveis e os mais recentes conceitos de eficiência energética, não apenas para maior conforto e para economizar nas contas de energia, mas com mente a cortar na tendência dos edifícios de carbono.

Há várias razões pelas quais as pessoas se estão a voltar para estas casas pré-fabricadas modernas, não menos importante é o preço e a economia. Uma casa moderna construída parcialmente ou totalmente fora do local, trazida de seguida, para o lote do proprietário para ser montada é geralmente muito mais barata do que construir uma casa da forma tradicional no local. Isto é porque é muito mais económico construir a casa numa unidade de produção em vez de trazer cada tijolo e pedaço de madeira até o local para a construção tradicional.
Um factor que faz com que as casas pré-fabricadas modernas sejam mais rentáveis do que as tradicionais, construídas no local é que o construtor pode encomendar materiais a granel numa escala muito grande, portanto, reduzindo significativamente os custos em itens como madeira, painéis solares e janelas.

Entretanto, apenas porque os preços de construção podem ser mais baratos quando se trata de casas pré-fabricadas modernas, isso não implica necessariamente que estas são ‘casas baratas’.
Além da redução de custos, muitas pessoas estão agora muito mais conscientes e preocupadas com o impacto que a sua casa pode ter sobre os problemas ambientais do mundo. Existem cada vez mais pessoas que pensam em construir casas novas, que pensam também com antecedência sobre a melhor forma de construir uma casa mais económica e amiga do ambiente.

Construir num ambiente controlado, como um mecanismo de construção pré-fabricado, é muito mais ecológico do que a construção num site; uma razão para isso é porque as casas pré-fabricadas amigas do ambiente produzem muito menos resíduos do que as técnicas de construção tradicionais.
As técnicas de construção de casas pré-fabricadas também usam menos os materiais que estão ambientalmente ameaçados, assim como água limpa. Uma casa pré-fabricada vai empregar quase nenhuma água durante a construção. Uma casa de blocos e tijolo pode usar até 600.000 litros de água em coisas como cimento e argamassa. As casas modernas pré-fabricadas também usam grandes quantidades de material renovável, ao contrário das casas construídas no local.

12 comentários

  1. Miguel
  2. Pedro Duarte
  3. gerson
  4. joao nilto moraes
  5. Zilton Tadeu
  6. António
  7. Maria da Penha Amaral
  8. Camila de Oliveira
  9. Helvercio Fanni de Souza

Deixe a sua opinião