Casas construídas com bambu: estruturas sustentáveis e ecológicas

O bambu é um material 100% natural que sobrevive e cresce em diversos tipos de clima. A sua rapidez de crescimento torna-o num dos materiais ecológicos e sustentáveis mais populares, começando a ser também já utilizado na construção de casas.

Estruturas em bambu já são bastante comuns em toda a Ásia e em alguns países do pacífico sul. A preocupação recente com as questões ambientais tem vindo a tornar este tipo de estruturas também cada vez mais populares noutros locais do mundo, mas ainda assim são pouco utilizadas.

Para mudar algumas mentalidades resolvemos mostrar neste artigo o quanto o bambu pode ser um material ideal para construir casas resistentes e duradouras. Seguem-se alguns exemplos destas estruturas em bambu, que mostram o quanto podem ser resistentes, duráveis, amigas do ambiente e, ainda assim, esteticamente apelativas.

 

 

Casa de bambu com painéis solares

 

Esta casa feita com bambu, batizada de “Sunshine Inn”, foi construída por uma equipa chinesa da Universidade de Tongli, para a  European Solar Decathlon em Madrid. A escolha do bambu como material principal não foi ao acaso. O facto de ser um material sustentável em muito contribuiu para a escolha da equipa chinesa, pois trata-se de um recurso altamente renovável e que minimiza as emissões de CO2 em toda a fase de produção.

Esta magnífica estrutura apresenta um telhado curvado com eficientes painéis solares, que acumulam energia para a casa se tornar sustentável, e uma parede lateral também ela revestida com painéis fotovoltaicos.

Casa pré-fabricada de bambu

 

Se quer uma casa pré-fabricada sustentável e ecológica construída com bambu, então fique a saber que já pode ter uma. Um fabricante de estruturas pré-fabricadas chamado “Bamboo Living” dedica-se à construção destas fantásticas casas. A empresa disponibiliza para venda diversos kits de casas pré-fabricadas em bambu, com modelos e estéticas modernas. A empresa também proporciona aos seus clientes a hipótese de poderem criar planos personalizados que satisfaçam melhor as suas necessidades e exigências.

Escola feita de bambu

 

 

Já alguma vez tinha visto uma escola feita inteiramente de bambu? A “Green School” é a prova viva que este tipo de estruturas podem existir. Trata-se de uma estrutura muito pouco convencional, construída com bambu e que está situada no Bali. O bambu foi escolhido por ser um material sustentável, ecológico e que existe em abundância na região. Esta escola e a sua estrutura capta a atenção dos visitantes e turistas que passam pela zona, não apenas pelo material usado, mas também pela liberdade dada aos seus estudantes, que desde cedo aprendem a preocupar-se com a sustentabilidade e bem-estar do seu planeta.

5 comentários

  1. miriam
  2. Osvaldo
  3. ricardo
  4. celia nunes
  5. Elisabeth Pereira dos Santos Coutinho

Deixe a sua opinião