Menu de opções

Casas “contentores” em aço

  • on 18 de junho de 2012
  • Likes!
Spread the love

Contentores em aço servem como armazém temporário para o transporte de diversos itens em todo o mundo. Estes itens são cuidadosamente preparados para o transporte e posteriormente enviados para os locais onde vão ser vendidos. Contudo, uma vez vazios no local de destino, parte destes contentores acaba por ficar sem utilidade, não voltando novamente a ser utilizados.

Muitos fabricantes de casas pré-fabricadas começam a encarar os antigos contentores de carga como uma alternativa viável de habitação. Mas não se pense que estamos a falar da antiga noção de “casas contentores“, antiquadas e de pouca ou nenhuma beleza. Desta vez existe uma séria preocupação com o aspeto estético, sendo por isso não apenas casas resistentes e práticas, mas também bastante bonitas.

Talvez os dois aspectos mais atrativos deste tipo de edifícios com contentores sejam a sua acessibilidade e questões ecológicas. As casas “contentores” de transporte são muito menos caras do que outras casas tradicionais que utilizam materiais mais dispendiosos e podem ser reutilizadas.

 

Embora hoje em dia o custo deste tipo de contentores seja elevado, a verdade é que se podem ainda assim fazer bons negócios. À medida que a recessão no mundo começa a diminuir e as rotas comerciais globais começam a ganhar novamente maior fôlego, a produção deste tipo de contentores e habitações irá aumentar também, o que consequentemente diminui o seu preço de venda.

Mas qual é a sensação de viver num contentor? A maioria das pessoas que se aventuraram e optaram por construir este tipo de casa dizem que é uma opção bastante resistente, moderna e adaptável a praticamente qualquer tipo de tamanho (quando colocados uns sobre os outros), desde o mais pequeno estúdio a uma casa para toda a família.

Seguem-se alguns exemplos:

 

Este original edifício criado a partir de contentores de transporte funciona como escritório e casa. Foi projetado pelo duo belga da Sculp(IT) e não é apenas funcional, como verdadeiramente belo. É a estrutura ideal para ser construída num espaço estreito ( como é o caso da imagem acima) e cada piso é composto por um contentor independente, cada um com a sua função própria: escritório, zona de refeição, zona para relaxar e dormir.

Esta fantástica casa recebeu diversos prémios em 2007 e foi uma das primeiras casas contentores a serem oficialmente construídas nos Estados Unidos. Foi projetada por uma firma da Califórnia, a De Maria Design. A estrutura de dois andares incorpora contentores reciclados e métodos de construção convencionais, para criar uma casa que ninguém poderia adivinhar que costumava ser apenas enormes caixas de aço. Esta incrível casa conta ainda com uma maravilhosa piscina “contentor” nas suas traseiras.

 

Em próximos artigos iremos dar mais alguns fantásticos exemplos deste tipo de casas construídas através da versatilidade de contentores de transporte de mercadorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.