Menu de opções

Casas “contentores” em aço (parte 3)

  • on 20 de junho de 2012
  • Likes!
Spread the love

Hoje damos continuidade aos dois últimos artigos acerca de casas cujo material de construção principal são os contentores para transporte de mercadorias em aço.

Seguem-se mais alguns exemplos destas fantásticas habitações. Quem sabe um dia não terá uma delas!

 

Casa contentor Boucher Grygier

 

 

Projetada pelas mãos da equipa de arquitetos Leger Wanaselja, esta fantástica casa feita com contentores deita por terra a ideia que as casas deste tipo não podem ter um aspeto mais tradicional e bonito. O projeto inclui 3 contentores de mercadorias,  2 empilhados um em cima do outro e um cortado ao meio e depois também empilhado, de forma a ser criada a estrutura base.

O uso destes contentores como parte integrante da casa é como ter divisões pré-feitas e prontas a encaixar na restante estrutura da habitação, acabando por poupar-se imenso no tempo de construção da mesma. Por outro lado, o uso de contentores de mercadorias é também uma excelente forma de reutilização de um resíduo, que de outra forma seria apenas derretido ou deixado num terreno a poluir o nosso planeta.

 

Cargotecture

 

 

A firma de arquitetura HyBrid, sediada em Seatle, nos Estados Unidos, é conhecida por criar o termo Cargotecture ainda antes de muitos arquitetos americanos sequer pensarem em reutilizar contentores de mercadorias para a construção de casas e edifícios. O design que podemos ver na figura acima, projetado para uma pequena família, faz um uso inteligente de todo o espaço disponível, ao mesmo tempo que é dada também especial atenção à incorporação de alguns elementos “verdes”, que reduzem significativamente o seu impacto ambiental.

 

R4House (protótipo)

 

 

Esta casa protótipo foi exibida na Construmat, uma famosa e aclamada exposição internacional de construção. Este projeto ecológico na verdade consiste de duas casas (ou uma casa e um apartamento) que apresentam uma taxa de consumo total de energia nula, devido a fontes próprias de energia geotérmica e solar. A R4House (os quatro Rs devem-se à sua capacidade de reutilizar, recuperar, reciclar e racionalizar) é composta por seis contentores reciclados e ainda outros materiais sustentáveis ​​e reciclados.

 

Casa contentor de Adam Kalkin

 

 

Adam Kalkin é conhecido pelo seu gosto por inovar no que toca a projetos de design de casas e, sem dúvida, que este exemplo define novas fronteiras, tanto para casas feitas de contentores de transporte, como para estruturas residenciais em geral. A sua estética é única, uma vez que o seu exterior é feito de aço, mas o interior está dividido em compartimentos formados através do uso de contentores de transporte de mercadorias.

Para Kalkin, os contentores apresentam uma textura inovadora e interessante, ao mesmo tempo que fornecem também interessantes propriedades espaciais que outros materiais de construção simplesmente não podem oferecer. Adicionalmente são materiais muito acessíveis e económicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.