As casas ecológicas modernas podem ser muito confortáveis

Aqui você confere as tendências das casas ecológicas, que são modernas e muito confortáveis.

Veja a seguir como arquitetos e engenheiros encontraram soluções criativas para aliar sustentabilidade e conforto.

Não deixe de conferir, na parte final, as fotos que separamos para você, com vários exemplos de casas ecológicas modernas.

 

casas-ecologicas3

 

O conceito de sustentabilidade é relativamente recente. Até pouco tempo, acreditava-se que os recursos naturais nunca iriam acabar.

No entanto, a população mundial cresceu muito, muito mesmo, principalmente no último século. Atualmente, são mais de sete bilhões de pessoas no mundo, fazendo uso dos recursos naturais e produzindo resíduos para o meio ambiente.

Essa reviravolta fez com que estudiosos começassem a analisar se era viável continuar usando os recursos naturais da maneira que usamos hoje. E a resposta foi uma só: se esse ritmo não diminuísse, as próximas gerações estariam muito comprometidas.

Então, começou a ganhar força um novo pensamento, o da sustentabilidade. Ser sustentável significa adotar atitudes que possibilitem o desenvolvimento futuro de melhores condições de vida.

Vale ressaltar que a sustentabilidade pode ser em relação à natureza, à economia, às relações humanas, dentre muitas outras áreas. Mas aí já é papo para outra matéria.

Analisando todo esse contexto, é possível entender por que as casas ecológicas, na era moderna, ganharam tanto espaço e respeito.

A grande sacada dos arquitetos e engenheiros foi agregar estilo e conforto a esse tipo de construção, que antigamente visava somente ser funcional.

Ou seja: o foco era na escolha dos materiais e no tipo de construção, e não nas pessoas que iriam habitar aquela residência.

Hoje, as preocupações foram divididas e todos sabem que é preciso fazer uma “construção verde”, sem, no entanto, esquecer que o espaço precisa ser aconchegante.

Afinal, se a sua casa é o seu refúgio, ele precisa ser do jeito que você sonha, certo?

Fique agora com esses quatro belos exemplos de casas ecológicas modernas:

Essa primeira construção ecológica é da Dinamarca e o diferencial é que ela é uma casa que se destaca pelo selo carbono zero.

Se você olhar com atenção, no telhado estão instalados painéis solares, que captam a energia do sol para transformá-la em energia elétrica, usada dentro da casa. Toda a residência é automatizada, desde o controle da abertura das janelas até o sistema de calefação.

 

casas-ecologicas

 

Já essa outra casa moderna, em um tom amarelo-ovo vibrante, fica nos Estados Unidos.

Ela foi projetada para atender a região devastada pelo furacão Katrina, possuindo vários diferenciais sustentáveis, desde os jardins (que guardam água da chuva para ser usada posteriormente na irrigação das flores) até a escolha dos materiais da construção (que são 100% recicláveis).

 

casas-ecologicas2

 

O exemplo a seguir é lindo, não? Localizada em Sidney, essa casa ecológica moderna faz um contraste interessante com a natureza.

O telhado possui um formato diferenciado, que ajuda a recolher água da chuva, economizando esse recurso natural na hora de dar uma descarga, irrigar o jardim ou lavar a roupa.

 

casas-ecologicas3

 

E por último, esse belo refúgio ecológico no campo.

A casa está localizada na Islândia e o destaque vai para os materiais de construção: carvalho, concreto e aço, que conferem esse ar rústico e moderno.

O diferencial ecológico fica com o concreto, preparado de uma maneira especial para criar isolamento térmico, economizando assim energia elétrica que seria usada para calefação.

 

casas-ecologicas4

 

Exemplos inspiradores de casas ecológicas modernas, não? Até a próxima.

Deixe a sua opinião