Casas industriais Steel framing

O nome parece complicado, mas a seguir você confere o que significa steel framing e como esse tipo de construção pode fazer você economizar muito dinheiro.

Além disso, confira também a seguir como construir uma casa nesse modelo, quanto custa tudo isso e quais as peculiaridades da estrutura.

 

steel-frame

 

Conforme você já pode observar, o nome steel framing é escrito no idioma inglês, o que significa que o sistema foi desenvolvido por americanos ou ingleses, já que são as duas nações com maior número de falantes dessa língua.

Como os ingleses investem em uma linha de arquitetura focada em materiais mais sólidos e tradicionais, concluímos que a técnica do steel framing foi desenvolvida pelos americanos.

As casas industriais com o sistema de steel framing estão ganhando espaço na América do Norte, nos Estados Unidos e, principalmente, Canadá, já que o sistema é muito útil quando é necessário fazer um bom isolamento térmico.

Toda casa desse sistema é construída a partir de perfis de aço, acoplados junto à sapata de concreto, que dá suporte a toda a estrutura da casa.

Os americanos chamam esses perfis de aço de Steel Frame. Então, Steel framing é o método em que são utilizados esses materiais.

O principal diferencial é que as casas industriais com sistema Steel framing não utilizam apenas cabos de aço na estrutura, e sim em toda a casa.

Os cabos de aço são adicionados junto ao concreto, dando capacidade assim ao suporte de um peso muito maior.

A estrutura que receberá as paredes também é reforçada com vigas de aço.

Tudo isso facilita a construção das casas, que normalmente são feitas com dois andares (sobrados) ou três andares (triplex).

Conforme mencionamos acima, o método de construção Steel framing ajuda a fazer um isolamento térmico, porque as paredes são muito grossas e não deixam a umidade penetrar e roubar calor.

Além disso, as casas industriais com sistema Steel framing normalmente não utilizam janelas de madeira, e sim de alumínio.

Esse diferencial é importante porque no frio as janelas de madeira costumam contrair, deixando assim frestas na esquadria, por onde passa o vento que rouba o calor do ambiente.

Com janelas de alumínio isso não acontece, ajudando a garantir a temperatura interna da casa industrial feita com sistema Steel Framing.

Por último, vale destacar também o isolamento acústico: as paredes grossas ajudam a abafar o som, diferencial que é muito importante em casas que ficam perto de grandes ruas ou avenidas.

E quanto custa tudo isso? Estima-se que o preço de uma casa industrial no sistema Steel framing exigirá um investimento de R$ 1000 por metro quadrado. Ou seja: o modelo compensa mais quando o projeto não é muito grande.

Já o tempo de construção costuma ser um diferencial atraente, para quem não quer perder muito tempo nessa etapa trabalhosa e estressante. Calcula-se que de quatro a dozes dias é possível montar a estrutura de metal, que dá suporte a todo o resto da obra.

Para conclusão total, a estimativa é de três a cinco meses.

Boa construção!

Deixe a sua opinião