Casas modulares: a importância de contratrar mão-de-obra especializada

A construção de casas modulares fica “quase” toda completa dentro de um ambiente rigorosamente controlado de uma fábrica, sendo posteriormente os módulos da casa transportados para a localização escolhida pelo proprietário.

É neste “quase” que reside a diferença de ficar com uma casa bem construída ou uma casa que lhe pode trazer alguns prejuízos e problemas futuros. Certamente que vai querer a primeira hipótese, mas para que isso aconteça é fundamental que dê bastante importância a um pormenor fundamental: contratar mão-de-obra especializada e não apenas alguém que possa “perceber do assunto”.

Em primeiro lugar, é preciso estarmos cientes que antes do transporte dos módulos para o terreno onde irão ser montados, este terreno tem de ser previamente preparado. O mais provável é que se não trabalhar com profissionais habituados a este tipo de estruturas modelares ( que não sejam simples “conhecedores” do assunto) haverá problemas que poderão atrasar e muito a sua casa modular, para além de ter despesas extra, o que não acontecerá com um profissional que terá todas as ferramentas e máquinas necessárias a este complexo processo.

É importante mencionar que as casas modulares precisam de ser montadas através de um método preciso. Uma vez são construídas em grandes secções, a fundação precisa de estar bem nivelada. Se a fundação apresentar algum desnível, nem que seja apenas de um centímetro, os módulos não vão assentar corretamente na base, o que irá levar a problemas sérios de construção e fugas.

Depois do terreno estar preparado e os módulos colocados nas fundações ainda existe muito trabalho pela frente e retoques importantes antes da casa modular estar pronta a habitar. Cada módulo vai precisar de uma adequada instalação eléctrica, assim como de toda a canalização necessária para o bom funcionamento da casa.  Mais uma vez, este processo não pode ser levado a cabo por amadores, mas sim por profissionais. Basta um pequeno erro ou alguma incerteza, que à primeira vista pode não parecer muito importante, para que futuramente você não tenha água nem eletricidade na sua casa ou pior até, que venha a ter problemas como uma inundação ou um incêndio devido a curto-circuito.

Neste tipo de construções há três tipos de profissionais por onde escolher e, obviamente, consoante a sua escolha também vão ser os resultados:

  • Empreiteiros Gerais – Todo o processo é feito através de um empreiteiro geral, dando assim pouco trabalho ao cliente e criando uma equipa mais dinâmica gerida por um profissional na área. É a opção mais simples, uma vez que em termos de gastos o Empreiteiro Geral tratará de tudo e fará os pagamentos consoante o trabalho. É verdade que também ficará mais dispendioso, pois vai precisar de contratar alguém extra para seguir com tudo para a frente, mas também será alguém que se certifica que tudo é executado da melhor forma e que os trabalhadores estão a ser eficientes e a cumprir com as suas tarefas.
  • Subempreiteiros – Os trabalhadores que fazem a construção propriamente dita. Ou seja, a construção na fábrica e depois a montagem da sua casa modular no terreno. Pode contrata-los diretamente sem necessidade de recorrer a um empreiteiro geral, o que lhe vai poupar algum dinheiro, mas não trabalho. Terá de estar disponível 24 horas por dia e perceber o que realmente quer para esclarecer qualquer dúvida que os seus trabalhadores lhe apresentem. Não é a opção mais aconselhada se não possuir já algum conhecimento acerca de construção modular, uma vez que não poderá julgar a qualidade do trabalho, prazos e todos os pormenores associados à construção da casa, correndo o risco até de ser enganado.
  • Amadores – Os que não deve contratar, ainda lhe pareça um negócio economicamente vantajoso no início. Os mais perigosos são os que não têm formação na área, não têm seguro ou qualquer protecção contra acidentes de trabalho, não têm licenças para exercer a profissão nem sequer para trabalhar na sua obra.

Como vê, as escolhas que faz no momento da contratação de quem vai construir e montar a sua casa modular podem fazer toda a diferença no resultado final.

3 comentários

  1. taina

Deixe a sua opinião