Casas modulares industriais

Quer conhecer os detalhes, as características, vantagens e desvantagens das casas modulares industriais? Está no lugar certo.

Confira tudo isso a seguir, com informações que separamos para você.

 

casa-modular2

 

Henry Ford foi responsável por um grande progresso porque conseguiu aliar um produto de qualidade com uma velocidade rápida de fabricação. Dessa forma, conseguiu diminuir a mão de obra, baratear custos e aumentar a oferta.

Essa estratégia, da linha de montagem, foi muito copiada ao longo dos séculos, sendo aplicadas em fábricas que produzem desde tênis de corrida até casas modulares industriais.

Sim, por mais que pareça estranho, atualmente muitas casas são produzidas dentro de uma fábrica, em um modelo industrial muito ágil e prático.

O diferencial das casas modulares industriais é que, conforme explicamos acima, o custo é reduzido, a velocidade de entrega é mais rápida e a possibilidade de reformas e consertos é maior.

De acordo com especialistas do setor, uma casa modular industrial pode apresentar um valor até 35% inferior a uma casa feita da maneira tradicional, com tijolos e cimento. Já quando a comparação é feita com uma casa de madeira, a economia fica em torno de 20%.

A velocidade da entrega é outro fator que tem feito as casas modulares de madeira decolarem em vendas.

Uma construção desse tipo requer pouca mão de obra, já que a maior parte da casa sai pronta de fábrica. As paredes são feitas a partir de blocos inteiros, encaixados na fundação com sapata de cimento.

Outra vantagem é que essas casas são construídas a partir de um sistema modular, ou seja, peça por peça, como um quebra-cabeças 3D.

O benefício trazido por esse inteligente sistema é que caso você se arrependa de um cômodo, ou queira ampliar um quarto, diminuir uma sala, dividir um ambiente, não há nenhum problema.

Basta remanejar as paredes do jeito que a estrutura permitir, sem fazer bagunça. Ou seja: a economia na mão de obra acompanha você mesmo depois da finalização da obra.

Uma prática que vem sendo adotada com muita frequência e sucesso é a de fazer construções em conjunto. Na Dinamarca, por exemplo, é comum encontrar vilas inteiras compostas por casas modulares industriais.

O que aconteceu foi que nesses locais havia muitas casas antigas de madeira, tão antigas que colocavam em risco a vida de quem morava dentro delas.

Foi nesse momento que um morador tomou conhecimento das casas modulares industriais e convenceu os vizinhos da praticidade, segurança e economia desse tipo de construção.

Os vizinhos se uniram para demolir as casas de madeira e levantar as casas modulares industriais. Com um mutirão de cerca de 50 pessoas, tudo ficou pronto em 18 dias.

Que tal então você adotar essa ideia? Você pode encontrar um terreno grande e fazer um condomínio fechado, apenas com seus amigos e com casas modulares industriais.

O problema é que talvez você não se contente com apenas uma casa. Nesse caso, a dica é investir nesse tipo de construção para fazer a sua casa de praia ou de campo, mas aí já é assunto para outra matéria.

Boa sorte!

2 comentários

  1. Montelo

Deixe a sua opinião