Menu de opções

Casas modulares: principais vantagens e desvantagens

  • on 3 de janeiro de 2012
  • Likes!
Spread the love

Uma casa modular é uma casa pré-fabricada, construída em diferentes secções separadas, também conhecidas como módulos. As casas modulares são construídas numa fabrica, sob rigorosas condições controladas, sendo posteriormente enviadas para o local adequado e escolhido pelo proprietário, onde finalmente é efetuada a sua montagem.

Muitas vezes são confundidas com as casas móveis, que não assentam sobre fundações e podem ser transportadas para qualquer lado. Pelo contrário, as casas modulares, como sucede com as casas mais convencionais, são montadas com o fator segurança em mente, podendo até ser mais resistentes a tempestades e terramotos que as casas tradicionais.

 

Algumas vantagens:

  • Ambiente de fabricação controlado: Uma vez que as casas modulares são construídas em fábricas e não em um espaço exterior, não se coloca o problema ou preocupação dos materiais de construção ficarem molhados ou danificados. E porque as questões meteorológicas não são um fator de preocupação, problemas que podem ocorrer devido a mau tempo e, consequentemente, atrasos decorrentes deste são assim evitados.
  • Maior variedade de planos e designs: A maioria dos construtores de casas modulares oferece aos futuros proprietários uma enorme variedade de planos e designs por onde escolher. Em grande parte dos casos, o construtor oferece ainda a possibilidade do futuro proprietário poder personalizar o projeto de construção de acordo com as suas próprias preferências. Alguns elementos que podem ser alterados: janelas, pisos, cores, entre outros.
  • Tempo de construção: As casas modulares podem demorar algum tempo a serem construídas na fábrica, mas a sua montagem é depois relativamente fácil e simples, poupando-se desta forma bastante tempo em comparação com a construção de casas convencionais.
  • Preço: O único facto relevante para quem vai adjudicar uma casa pré-fabricada é saber que o valor por metro quadrado será menor que seria num sistema de construção tradicional. O preço total da casa é fixado antes do início dos trabalhos, ou seja, não está sujeito a variações de mercado.
  • Eficiência energética: Como a casa modular é construída em ambiente fechado, dá mais hipóteses aos trabalhadores de fazer um trabalho de calafetagem e isolamento térmico de excelência, aumentando assim a capacidade de isolamento da casa.

Algumas desvantagens:

  • Investimento inicial: Os construtores deste tipo de casas frequentemente exigem o pagamento prévio total das mesmas antes de iniciarem o projeto, sendo que por vezes é mais complicado também de obter um empréstimo para este tipo de habitações. Esta é uma das grandes desvantagens para quem não possui já um “pé de meia” confortável.
  • Distância entre a fábrica e o terreno de montagem: Outra das maiores desvantagens da aquisição e construção de uma casa modular será certamente a do transporte devido a vários factores, sendo o principal o logístico que dependerá muito da distância entre a fábrica e a sua casa ou terreno, onde será efectuada a construção da casa modular. É fundamental que analise as fábricas na sua zona e se possível chegue a um acordo com a que ofereça o melhor negócio, de forma a minimizar o risco e os gastos inerentes do transporte.
Categorias do artigo:
Casas Modulares

Comentários

  • Em quais cidades existem fábricas de casas modulares

    Rosângela Duran 6 de março de 2014 00:17 Responder
  • perfect

    Marina Fátima 25 de março de 2014 13:19 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.