Menu de opções

Casas pré-fabricadas: alternativa de habitação mais acessível

  • on 5 de abril de 2012
  • Likes!

Quando a economia prospera, poucas pessoas pensam em comprar uma casa pré-fabricada ou sequer pensam neste tipo de habitações como alternativa viável. Mas com o atual clima económico e cada vez maiores dificuldades financeiras para fazer face às despesas do dia a dia, algumas pessoas já começam a considerar uma casa construída numa fábrica como uma alternativa de habitação consistente e durável.

Se a isto se juntar alguma pesquisa e muita ponderação em relação às vantagens e desvantagens de cada tipo de habitações, então fica explicado a crescente popularidade das casas pré-fabricadas nos últimos anos.

 

 

Claro que você já ouviu falar em casas construídas em fábricas e, certamente, até já se perguntou acerca dos benefícios e vantagens que tal alternativa lhe poderá trazer, mas talvez nunca se tenha debruçado seriamente sobre esta opção antes. Embora existam diferentes vantagens para as diversas opções de construção civil, as casas pré-fabricadas em fábricas têm características distintas que as separam por completo de qualquer outro tipo de construção. Destacamos as seguintes como as mais importantes:

  • Custos de construção – Sendo o custo total um dos fatores decisivos para as escolhas dos consumidores, não é de estranhar que as casas pré-fabricadas tenham neste aspecto uma verdadeira vantagem face a outro tipo de construção mais tradicional. Os custos de construção de uma casa pré-fabricada são bem mais baixos.
  • Qualidade de construção – A qualidade de uma casa construída numa fábrica é superior à de uma construída inteiramente no local: as ferramentas que são usadas ​​na fábrica são de maior precisão; a fábrica é um ambiente controlado e são feitas mais inspecções do que num ambiente exterior de construção.
  • Tempo de construção – Todo o processo de construção de uma casa com estas características torna-se consideravelmente mais fácil e rápido, visto serem construídas em fábricas e sob quaisquer condições climatéricas. Os diferentes módulos necessários para montar a casa pré-fabricada são posteriormente transportados para o local onde são montados e em pouco tempo o proprietário tem a sua casa pronta. O contrário sucede com as casas construídas no local, que ficam sujeitas às condições adversas da zona de construção e à disponibilidade dos materiais e do seu transporte. O tempo de construção ainda aumenta mais quando a acessibilidade ao local de construção se torna complicada e o transporte de materiais oferece maiores desafios.
  • Impacto Ambiental – Alguns empreiteiros que se envolvem em construções denominadas tradicionais têm consideração pelo ambiente, mas a grande maioria não. No caso das casas pré-fabricadas, a fábrica não tem impacto negativo sobre o meio ambiente durante o processo de construção, uma vez que a construção tem lugar no interior dessa mesma fábrica.

Comentários

  • Gostaria de saber o custo de uma casa de dois quartos no piso superior.Obrigada

    gal 28 de julho de 2013 22:06 Responder
  • Como técnico de condução de obra tenho todo o interesse em estar informado sobre as melhores soluções para apresentar aos meus clientes

    Fernando Macedoi 7 de fevereiro de 2014 18:40 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.