Casas Pré-Fabricadas Amovíveis

Com certeza que já todos pensámos em como gostaríamos de poder embalar a nossa casa ou levantá-la do seu local e levá-la para um local completamente novo, sem que isso tenha algum impacto negativo.

Casas Pré-Fabricadas Amovíveis

Pois é aqui que as casas pré-fabricadas amovíveis tornam esta uma realidade. Os espaços modulares portáteis podem ser deslocados para lugares que outros alojamentos portáteis não podem, como zonas ou locais montanhosos, além de que são de fácil desmontar.

Existem casas pré-fabricadas totalmente auto-suficientes, enquanto que outras servem apenas como casas sazonais, mas este tipo de casas são autênticas residências recoláveis que assentam levemente sobre a terra.

Casas Pré-Fabricadas Amovíveis

De facto, as casas pré-fabricadas são um autêntico eco-refúgio, tendo sido projectadas para serem um alojamento temporário em paisagens como as de montanha onde habitações permanentes são impossíveis de instalar ou construir, além de serem indesejáveis devido ao modo como afetam o meio ambiente. Tanto turistas como caminhantes podem fazer uso destas casas auto-suficientes e móveis pois, nestes casos, estão equipadas com painéis solares e sistemas de água que podem fazer uso da neve.

Casas Pré-Fabricadas Amovíveis PACO

Da variedade de casas pré-fabricadas amovíveis, existe a unidade pré-fabricada PACO, que com apenas 9m2 contém a resposta às necessidades humanas. Esta unidade pré-fabricada por Paco Jo Nagasaka e pela Arquitectura Schemata, tem um teto de abrir para permitir que o ar fresco e luz do sol entrem pela casa; contém uma cozinha com lavatório, uma mesa de jantar para dois, uma rede de dormir e até uma área sanitária escondida no chão, que se transforma em chuveiro com o auxílio de uma cortina ligada ao teto.

Além disto, este tipo de casas pré-fabricadas amovíveis tem um compartimento extra no exterior que permite a estadia de um convidado num saco cama, mas que também pode ser usado como armazenamento.

Casas Pré-Fabricadas Amovíveis FINCUBE

Por outro lado, a unidade chamada de FINCUBE é feita inteiramente de madeira do Norte da Itália, sendo uma casa de baixa energia transportável, medindo cerca de 14,4 m2, mas com vidros triplos para isolamento, a par do revestimento de ripas de madeira que fornece sombra e privacidade.

Casas Pré-Fabricadas Amovíveis PORT-A-BACH

Neste capítulo de casas pré-fabricadas amovíveis, a PORT-A-BACH, criada na Nova Zelândia, torna realidade os mais modestos orçamentos para casas de férias, tendo sido utilizado como protótipo um contentor de 20 toneladas. Um dos lados dobra-se, abrindo o interior para o exterior, onde está incluída uma cama de casal, beliches, um quarto, uma cozinha e uma casa-de-banho. Todas estas divisões podem ser separadas do espaço principal com a utilização de telas de tecido. Será óbvia a facilidade que os proprietários têm em arrumar as suas coisas e levá-las para as suas férias.

Casas Pré-Fabricadas Amovíveis LUMENHAUS

Muito especial entre as casas pré-fabricadas amovíveis é a LUMENHAUS, construída por estudantes da Escola Virginia Tech de Arquitetura, nos EUA. É uma unidade sustentável com música, iluminação, cortinas e com outros sistemas controlados via iPad ou iPhone. Esta unidade venceu o Solar Decathlon Europe 2010 e é totalmente movida a energia solar e inspirada na icónica Farnsworth House, construída pelo arquiteto Mies Van Der Rohe.

8 comentários

  1. Jorge Viegas
  2. sandra dias
  3. Jorge Telles de Menezes
  4. admin
  5. Joaquim Coelho
  6. Paulo
  7. Casa Ecológica
  8. Casa Ecológica

Deixe a sua opinião