Menu de opções

Casas Pré-Fabricadas Tijolo Ecológico

  • on 25 de maio de 2013
  • Likes!
Spread the love

Para quem não sabe, os famosos tijolos ecológicos, que cada vez mais são utilizados para construções de habitações pré-fabricadas, são tijolos que contêm bolsas únicas de ar, fechadas, tornando assim o tijolo bastante mais leve e muito eficiente a nível energético. Este sistema contribui para a construção de uma casa ecológica mais ambientalmente sustentável.

Na construção destas casas pré-fabricadas em tijolo ecológico são utilizados materiais sólidos e densos com o concreto, tijolos de barro e de aço que permitem uma boa passagem de calor através deles, por um processo que chama da condutância.

As bolsas de ar que os tijolos ecológicos contêm, agem da mesma maneira que as lajes de isolamento que são colocadas no telhado da sua casa tradicional. Evitam que o ar quente ou frio saia ou entre, o que significa que a casa não precisa de qualquer tipo de forma de aquecimento ou de arrefecimento extra para estar a uma temperatura agradável, em qualquer época do ano.

tijolo-ecologico

Material ecológico

O tijolo ecológico é um dos melhores amigos do ambiente e é totalmente eficiente no que diz respeito aos recursos utilizados, pois este utiliza menos matéria-prima e menos energia para a sua fabricação, em comparação com outros materiais de construção. Sendo assim, reduz bastante o impacto no meio ambiente. Para além disso, os resíduos são reciclados e não criam qualquer emissão química nociva durante a sua fabricação.

Isolamento térmico

Apesar de ter estas vantagens todas, o maior impacto do tijolo ecológico nas casas pré-fabricadas é provocado no interior.

Este tipo de tijolo apresenta aos clientes propriedades de isolamento térmico de grande qualidade, muito superior as dos materiais convencionais. Para além disso, o tijolo ecológico garante que o comprador desfrute de uma temperatura mais constante e estável dentro da sua casa durante o ano inteiro.

Vários estudos garantiram que a combinação de todos os benefícios termais dos tijolos ecológicos autoclavados com os benefícios estéticos dos tijolos de barro utilizados no exterior, melhora as propriedades térmicas de uma habitação em 57%, reduzindo assim os custos de aquecimento e de arrefecimento durante todo o ano. Sem dúvida que este é um aspeto muito positivo que leva muitas pessoas a comprarem este tipo de tijolo!

Para além disso, o tijolo ecológico também poderá melhorar os valores acústicos da casa do comprador, este tipo de tijolo é composto por bolhas de ar não conetadas, e estas tais bolhas têm a capacidade de quebrar as ondas de som, reduzindo assim a capacidade do ruído passar através do tijolo.

Uma casa pré-fabricada em tijolo ecológico é construída por uma combinação de vários materiais de construção. A inclusão dos tijolos ecológicos vai ajudar a ganhar uma maior eficiência energética.  O projeto solar passivo faz parte desta tal abordagem ecológica e inclui os seguintes elementos:

  • Colocação de um tipo escolhido de janelas;
  • As cores dos materiais. Lembre-se sempre as cores mais escuras absorvem bastante o calor, e as cores claras refletem esse tal calor;
  • Isolamento. Estas casas apresentam um bom isolamento em áreas de telhado e paredes;
  • Proteção solar;
  • Paisagismo;
  • Uso correto da massa térmica.
Categorias do artigo:
Casas Ecológicas

Comentários

  • Gosto.

    M David Magalhães 30 de abril de 2014 18:40 Responder
  • Qual é o comprimento e espessura destes tijolos?

    Filomena Sá 30 de abril de 2014 20:17 Responder
  • onde poço comprar o tijolo ecológico para construção da minha moradia e qual é preço de ele?

    Veronika 5 de julho de 2018 20:09 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.