Menu de opções

Como aproveitar da melhor forma a topografia do terreno

  • on 3 de julho de 2012
  • Likes!

Algumas variações na topografia de um terreno podem dar azo a erros de construção, que posteriormente são difíceis ou quase impossíveis de remediar. Por essa razão, torna-se fundamental que se preocupe em obter um estudo topográfico do local onde está a pensar construir a sua casa pré-fabricada, de forma a garantir que aproveita da melhor forma todas as potencialidades do terreno.

 

 

A construção da sua casa deve ter em conta as características e contornos do terreno em que irá ficar localizada. Ao contrário do que se possa pensar, encontrar um terreno adequado numa zona que é inclinada ou numa colina  pode ser mesmo o ideal. As diferenças de nível no terreno vão permitir à sua construção ocupar o espaço de forma mais eficiente, sendo que o terreno inclinado irá também tornar fácil incorporar níveis mais baixos, que não estariam disponíveis se optasse por construir numa superfície plana.

Além disso, não só a construção num local inclinado confere à sua casa uma estética mais natural e em sintonia com o meio que a rodeia, como também é uma excelente forma de poupar dinheiro em sistemas de arrefecimento, por exemplo, pois estes níveis abaixo do solo vão trazer o benefício de temperaturas mais frescas, ajudando a manter o ambiente interior da casa mais agradável e sem necessidade de custos adicionais. Na realidade, ao optar por construir a sua casa numa encosta ou zona com algum declive, pode reduzir drasticamente a sua fatura mensal não só no arrefecimento, mas também em relação ao aquecimento da casa, pois a temperatura também se mantém mais estável.

 

Obviamente, existem algumas características a que é preciso tomar atenção antes de primeiro decidir qual será a melhor localização para a sua nova casa. Além da fundação, não se esqueça de planear com antecedência cada etapa ou corre o risco de vir a cometer algum erro que mais tarde será difícil de remediar ou anular. Por isso, se prevê que a sua futura casa irá contar com algumas adições com o passar do tempo, como uma garagem, um módulo adicional, uma piscina ou até mesmo um jardim, então projete-a já com estas possibilidades em mente. Pergunte a si próprio:

  • Quais são as principais vantagens e desvantagens da localização que tem em mente?
  • A que impostos vai estar sujeita a propriedade e quais os códigos de construção a respeitar?
  • Está a pensar colocar uma fossa séptica? Onde irá ficar localizada?
  • Existem zonas do terreno excessivamente húmidas? E, se assim for, a que distância destas a casa deve ser construída?

Uma pesquisa cuidada acerca de todos estes fatores irá poupar-lhe muito tempo, dinheiro e dores de cabeça no futuro, caso você decida ampliar a sua casa pré-fabricada.

Categorias do artigo:
Casas Pré Fabricadas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.