Menu de opções

Como decorar e mobiliar as cozinhas de casas de campo

  • on 14 de maio de 2014
  • Likes!

Além de precisarem de ser convidativas e aconchegantes, as cozinhas de casas de campo devem ser funcionais, com jeitinho de casa de fazenda.

Com a utilização de itens modernos mesclados nessa atmosfera, conseguimos visualizar uma cozinha de alta performance, mas sem perder o clima de campo.

Dicas para uma cozinha autêntica de casa de campo

As bancadas de madeira são itens tradicionais nesse tipo de ambiente. Ultimamente, essas bancadas de cepo de madeira são uma opção viável e dão uma autenticidade, ajudando a criar o ambiente rústico pretendido, porém moderno, pois possuem utensílios inovadores.

Quando as cores de materiais naturais escolhidas são de tonalidades mais claras, a cozinha da casa de campo fica com cara mais campestre.  Os ladrilhos também são muito tradicionais, tanto os de pedras naturais como os de mármore.

Os pisos da cozinha podem ser tanto de madeira, como também de pedra ou tijolos e as superfícies de pedra combinam bem com o ambiente, tanto as de pavimentação quanto as de quartzo. O uso de ardósia deve ser evitado, pois racham ou quebram com o tempo, apesar de ser um material tradicional e muito utilizado. Os assoalhos largos de madeira, seja ela de carvalho ou bordo, têm tudo a ver com o estilo rústico, perfeito para umacozinha de casa de campo.

Os armários devem ter acabamentos mais claros e de carvalho ou pinheiro. Adicionalmente, devem apresentar algumas imperfeições, como nós ou traços da própria madeira, para parecerem mais rústicos e assim se encaixam perfeitamente no clima do campo.

Para conferir um toque mais refinado à sua cozinha, pinte os armários em tons de bege ou branco, utilize tintas leitosas apenas nas molduras, em tons pastéis verde, amarelo ou azul. E para realçar o estilo rústico, use o ferro ou níquel escovado nos puxadores e alças, o que dá uma cara mais de vintage.

 

cozinhas-casas-campo

 

Como combinar os móveis e acessórios

Se o espaço da cozinha for pequeno, os ganchos para pendurar conchas e outros acessórios vão ser muito úteis. Também as prateleiras penduradas no teto serão uma excelente opção, pois nelas podem ser guardados os potes, panelas, entre outros utensílios. Alguns toques e detalhes neste tipo de ambiente, podem fazer toda a diferença, como por exemplo um regador cheio de flores, um pote de vidro com sabão perto da pia, potes de cerâmica com colheres de madeira envelhecidas, são os tipos de toques que farão esse local, uma verdadeira cozinha de casa de campo.

Cristaleiras e porcelanas de família, devem ser exibidas nas prateleiras e combinam muito com todo o clima, assim também como vários tipos de objetos que podem ser trazidos de sua casa da cidade para a casa do campo, e os mais antigos são ideais, e criam um clima maravilhoso.

Os móveis devem ser de madeira e materiais naturais, sendo assim, uma boa marcenaria é ideal para compor o estilo campestre e autenticidade da cozinha de sua casa de campo.

Uma dica interessante para incrementar o ambiente vintage, é a utilização de uma tela de galinheiro, que cria um efeito incrível quando combinadas em locais com outras referências de fazenda.

Outros materiais podem ser reciclados para ser utilizados em cozinhas de casas de campo, principalmente os de madeira, ou até mesmo alguns objetos antigos que você não utiliza mais em sua casa na cidade, como aquela colcha de retalhos que você ganhou em seu casamento a muitos anos atrás, ou aquela manta enorme da vovó pode cobrir um sofá.

Categorias do artigo:
Casas de campo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.