Menu de opções

Como Manter as Fachadas de Casas Rústicas

  • on 19 de julho de 2014
  • Likes!
Spread the love

Seja casa de campo ou de praia, as fachadas nos estilos rústicos são sempre um charme e permitem a fusão da casa com a natureza, fazendo parte do entorno, porém o respeitando.

As fachadas de casas rústicas com vidro permitem um contato direto com o exterior e para dar mais veracidade ao estilo rústico. Pedras, madeiras, palha, taipa e tijolos de barro fazem parte da decoração, ou seja, materiais próprios das redondezas da casa conferem a rusticidade que tanto adoramos.

 

casas-de-campo-rústicas-141

 

O Uso de Materiais Naturais

Poderá encontrar diversos materiais no ambiente para reaproveitar na construção da casa. As pedras encontradas pelas redondezas do terreno podem ser utilizadas no alicerce da casa, pedras do tipo arenito. A taipa pode ser o material das paredes, que nada mais é do que barro compactado sobre a trama de eucalipto e sobras de pínus e araucária.

A utilização de vidro no exterior da casa, combina muito bem com alvenaria e alguns tipos diferentes de madeira, como a peroba rosa reciclada nas esquadrias e eucalipto, tratado contra cupins e fungos, que pode ser usado em uma armação da garagem.

Os materiais provenientes de antigas demolições ou de casas que foram reformadas reinam nas fachadas de casas rústicas e caem como uma luva para esse estilo de decoração. Faz-se muito uso de janelas de pinho-de-riga, muito utilizadas antigamente, assim como dos móveis de peroba.

Telhados

O usual nos telhados rústicos é não utilizar rufos de cimento no encontro das águas dos telhados, para que as telhas de antiga demolição possam resguardar a casa. Isso traz delicadeza no projeto da fachada da casa.

Telhas de barro também são muito bem vindas em uma casa rústica. Podem ser de restos de outras casas demolidas também, pois são duráveis, ou podem ser utilizadas junto com um forro de cedrinho pintado de esmalte da cor que preferir e que combine com as paredes da casa.

Varandas

Vigas e pilares são tradicionais nas decorações rústicas. Por isso, não deixe de utilizá-las logo na fachada de sua casa para manter o look rústico. Pilares roliços de maçaranduba são uma ótima opção para reforçar a ideia do ambiente rústico presente na casa.

Colunas de tijolos aparentes também são uma boa pedida. Janelas feitas de madeira como o ipê resultam em um visual muito harmônico, assim também como uma alvenaria texturizada, se combinada com pedras, telhados e esquadrias corretas dão um ar muito rústico e perfeito. Venezianas proporcionam um ambiente de privacidade, sem comprometer a ventilação proveniente da ampla varanda e sem tirar o estilo da casa.

A utilização de um beiral nas janelas de vidro diminui a incidência solar que vai para dentro de casa, deixando o ambiente fresco e agradável. Toras de madeira de eucalipto podem decorar alguns detalhes em uma casa de alvenaria, porém devem ser protegidas quando a casa for pintada para não receber respingos. Essas toras podem emoldurar janelas, portas e divisões nas paredes de casas rústicas, deixando a casa com um visual simples e rústico em sua fachada.

Categorias do artigo:
Casas de campo · Casas Rústicas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.