Menu de opções

Como projetar uma casa modular

  • on 8 de fevereiro de 2012
  • Likes!

As casas modulares começam agora a ganhar popularidade devido à sua qualidade de design e preço acessível. São casas construídas em módulos numa fábrica, que posteriormente são transportados para o terreno escolhido pelo proprietário e montados no local por construtores locais competentes e especializados neste tipo de construções modulares.

Isto permite que os construtores possam trabalhar num ambiente onde tudo está prontamente disponível, ao contrário de uma situação de construção tradicional, onde todos os diferentes materiais necessários para a construção da casa precisam de ser transportados para o local, resultando em aumento de custos.

Outra das vantagens da construção modular é que previamente à sua montagem no local permanente, todos os módulos são fabricados numa fábrica, um ambiente controlado e que evita contratempos com potenciais problemas causados pelo exterior, como condições climatéricas desfavoráveis à construção da casa.

 

Do projeto à montagem

Em primeiro lugar, escolha o fabricante da sua casa modular. Todas as empresas de construção modular dispõem normalmente de diversos planos e modelos de casas modulares, por onde pode escolher a que mais gosta. Preocupe-se sempre em encontrar uma empresa de construção que se adapte ao estilo de casa que pretende. Preste bastante atenção à qualidade dos materiais nas casas modelo. Algumas empresas praticam preços mais baixos, mas também utilizam materiais de menor qualidade, por isso avalie bem a relação qualidade/preço.

Pesquise acerca de informações detalhadas das diversas empresas, os estilos disponíveis, plantas, custos e, acima de tudo, o que incluem os custos. Use estas informações para o ajudar a tomar uma decisão sobre qual a empresa perfeita para si.

 

 

Identifique as suas necessidades e as necessidades da sua família, de forma a compreender qual o tipo de casa que precisa projetar e adquirir. Faça uma lista do que você deseja incluir na planta, por exemplo, se pretende construir uma casa térrea ou com mais de um piso. Decida também qual o número de quartos, casas de banho e outras áreas comuns e privadas, baseado no número de habitantes da casa e também das atividades a levar a cabo dentro do seu interior. Por isso, tenha também em consideração o custo adicional que terá de pagar para levar a cabo as modificações necessárias para tornar o projeto da casa modular de acordo com as suas exigências e necessidades. Lembre-se contudo, que estas modificações precisam de estar de acordo com os códigos de construção da empresa e do local em que a casa irá ficar permanentemente montada.

Para finalizar, encontre um local e terreno apropriado para colocar a sua casa modular. Encontrar o terreno certo para colocar sua casa implica vários fatores como custo, taxas, tamanho, distância de serviços, trabalho e escolas. Restrições e regulamentos adicionais podem existir de acordo com o o local escolhido. Tenha também em consideração a distância entre a fábrica e o terreno para a montagem, uma vez que distâncias demasiado longas podem tornar todo o processo de transporte e montagem da casa modular bem mais dispendioso do que inicialmente previsto.

Categorias do artigo:
Casas Modulares

Comentários

  • Boa tarde! Estou a pensar em mudar para uma mordia, mas nem sequer ainda tenho terreno! Surgiram-me algumas duvidas ao ler alguns artigos deste site.
    1- em termos de IMI.
    2 – possibilidade de a arquitetura da casa ser redonda
    3 – telhado! É plano ou tem de se colocar à parte.
    4 – nas casas tradicionais se precisarmos de reparar seja o que for da casa, chama-se um pedreiro, canalisador, electricista, etc… e com as casas modulares? Só recorrendo à empresa que a construiu?
    Muito obrigado

    David Marques 9 de dezembro de 2013 18:45 Responder
  • OI PRECISO DE UM ORÇAMENTO…

    Michelle De Souza 29 de março de 2014 14:48 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.