Menu de opções

Construção de casas bioclimáticas

  • on 25 de fevereiro de 2013
  • Likes!

A construção das casas bioclimáticas deve ser de tal forma que não existam intervalos entre as estruturas das janelas e as paredes (sem pontes térmicas).

Ventilação e recirculação de ar nas casas bioclimáticas

Por razões de saúde, uma casa que está hermeticamente fechada, deverá ter o ar renovado a intervalos regulares. Isto permite que a casa ‘respire’ e permite a destruição dos fungos e bolores.

Este mecanismo numa casa bioclimática funciona com um consumo de energia muito baixo (150w / h). A combinação do uso de um sistema solar com o sistema de ventilação pode economizar eletricidade.

A seleção de materiais de qualidade e de manutenção sustentável de ar limpo e calor aumenta a vida útil do edifício e não terá custos de manutenção.

As casas bioclimáticas não só ajudam a proteger o meio ambiente, pois reduzem a emissão de CO2 e outros gases nocivos da queima de carvão, petróleo e gás natural, como também podem fornecer o seguinte:

  1. O custo diário das casas bioclimáticas é muito menor do que o das casas convencionais.
  2. Calor e clima saudável ao mais alto nível.
  3. Conservação de energia ao mais alto nível.

As casas bioclimáticas são construídas de forma a aproveitar os recursos naturais do local e a minimizar o consumo de energia. Em harmonia com a configuração do terreno, as casas são projetadas em dobras dentro do terreno e assim protegidas dos ventos dominantes.

O design das casas bioclimáticas garante um elevado isolamento térmico e acústico. As paredes são construídas com tijolo monómero e são muito resistentes ao mau tempo. Estes tijolos são cobertos com camadas espessas de material isolante que depois é revestido com madeira ou pedra. Na maioria das casas, os telhados de fibras naturais oferecem frescura no verão.

Construção de casas bioclimáticas

Em países europeus as casas representam 36% das emissões de CO2. Para reduzir estas emissões de CO2, as casas bioclimáticas são uma boa proposta.

Um método para obter a demanda energética dos edifícios é a utilização de software de computador. Uma interface gráfica chamada DesignBuilder v 3.01. Este software é utilizado para estudar a importância do isolamento e da orientação em relação ao consumo de energia de uma casa bioclimática.

De acordo com a construção bioclimática, fontes de energia renováveis são escolhidas para fornecer eletricidade para a habitação. Isto é para reduzir o impacto ambiental e da pegada ecológica da casa. Este objetivo pode ser alcançado pela escolha de três alternativas diferentes.

Para além disso, outro objetivo é estudar a viabilidade econômica e possíveis acordos com uma empresa de energia, a fim de vender o excesso de energia. Um resultado final do estudo e avaliação dos três sistemas diferentes para fornecer energia e estratégias de casas passivas é obtido.

De acordo com o aspeto econômico, a casa bioclimática deve ter um ‘envelope’ casa passiva, virada para o sul e um sistema de combinação de turbina do moinho de vento, painéis solares fotovoltaicos e energia geotérmica.

A construção de casas bioclimáticas ajuda a reduzir as emissões antropogénicas de CO 2. Para além disso, a construção de casas bioclimáticas é uma maneira de conseguir um futuro ecologicamente sustentável.

Os edifícios são os maiores consumidores de energia na Europa, abrangendo 40% do saldo total de energia. Para além disso, o local de construção, como um componente integral do ambiente atmosférico é afetado por problemas contemporâneos e contribui para o seu desenvolvimento. A intensidade dos problemas no ambiente externo criou um problema dentro dos prédios, onde os problemas de qualidade do clima interior e ambiente, bem como os problemas quantitativos de consumo e poupança ligam-se e exigem uma abordagem comum e um tratamento progressivo.

A pesquisa, significativa, que tem sido feita nos últimos anos permitiu o desenvolvimento de métodos científicos, técnicas e tecnologias para garantir tanto o ambiente interior ideal como a máxima economia. Essas técnicas que, basicamente, fazem uso da energia solar e outras fontes ambientais já demonstraram, na prática, a eficiência em alta qualitativa e quantitativamente. As maiores solicitações de aplicativos são por um melhor ambiente em que vivemos cerca de 80% da nossa vida.

O projeto arquitetónico e urbano das casas bioclimáticas, visa adaptar a construção das casas ao clima local e do ambiente natural e explorar os parâmetros ambientais positivos para que a energia da casa possa ser eficiente durante todo o ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.