Menu de opções

Construção de casas modulares no Brasil

  • on 27 de julho de 2014
  • Likes!

Você sabe como funciona a construção de casas modulares no Brasil? Essa é a sua chance de aprender. Leia o que separamos a seguir para você e surpreenda-se com algumas curiosidades e dados interessantes.

 

casa-modular

 

Antes de tudo, precisamos lembrá-lo de que as casas modulares utilizam a mesma lógica de fabricação em montagem em todo mundo, mas cada país possui a sua particularidade.

Por exemplo: é mais ou menos como as tomadas – apesar de serem as responsáveis, em todo o mundo, por transmitir energia elétrica aos aparelhos, nem sempre o desenho delas é igual. Basta lembrar que no Brasil foi adotado o modelo de três pinos. Nos Estados Unidos o modelo já é outro. E assim por diante.

Destacamos algumas características que observamos nas construções de casas modulares no Brasil.

 

1. Fundações mais simples

Como as casas modulares são feitas com painéis ou blocos que pesam pouco, (comparando com tijolos e cimento), não há necessidade de ser feita uma fundação complexa.

Isso é bom porque o solo não é afetado, como nas construções que retiram uma grande quantidade de terra.

Caso a casa venha a ser demolida no futuro, o terreno ainda estará em condições de suportar empreendimentos maiores, como prédios ou estacionamentos.

 

2. Cores de revestimento

As casas modulares geralmente seguem um padrão. Para se diferenciar, muitos brasileiros costumam pintar a casa com uma só cor, para conferir uma identidade ao lugar onde mora.

Por isso, é comum encontrar, em vilas com muitas casas modulares, construções idênticas, mas com cores muito diferentes: uma casa inteiramente vermelha, outra totalmente azul, uma pintada apenas com amarelo, outra totalmente verde, e assim por diante.

No conjunto da obra, o contraste entre as cores das casas acaba criando uma bonita mistura de tonalidades.

 

3. Preço levemente superior

Apesar de ser barata, em comparação com os outros tipos de construção, a alta carga tributária faz com que seja difícil baixar o preço de algumas peças essenciais para a fabricação de uma casa modular.

Ou seja: em função dos impostos o preço de uma casa modular no Brasil pode custar até 20% mais do que a mesma casa modular, fabricada nos Estados Unidos.

Já se a comparação for feita com a Ásia, a diferença de preço, entre o Brasil e a China chega a 35%. No entanto, nesse caso a comparação não é muito justa, pois os chineses trabalham com leis trabalhistas e jornadas de trabalho muito diferentes das encontradas no Brasil.

 

4. Passo a passo da construção

Por fim, entenda as etapas da construção de uma casa modular.

Em primeiro lugar é feito o estudo do solo e das dimensões do terreno. A seguir, o engenheiro faz o planejamento e o projeto da obra, que normalmente devem ser aprovados junto à prefeitura da cidade.

A seguir, é feita a fundação para suportar a estrutura. Logo mais chegam os blocos modulares, que precisam ser encaixados sobre a fundação. Pouco a pouco, a casa ganha vida.

Com chão e paredes, é hora de colocar o telhado. A estrutura normalmente é de madeira. A seguir são colocadas as telhas e finalizada a parte elétrica e hidráulica.

E acabou. Tudo tão simples e rápido como essa descrição que acabamos de dar. Como vê, a construção de casas modulares é muito simples.

 

Boas obras!

Categorias do artigo:
Casas Modulares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.