Decoração de casas de madeira: escolha das cores

Decoração de casas de madeira: escolha das cores

As casas de madeira modulares são construções pré-fabricadas, construídas em fábricas e sob um ambiente rigorosamente controlado. Este tipo de construções respeita todos os códigos de segurança e de zoneamento locais, de forma a garantir que o proprietário está a adquirir uma casa de elevada qualidade. Posteriormente estas casas de madeira são transportadas para o terreno do proprietário, onde é efetuada a sua montagem por construtores locais experientes, ficando então prontas a habitar.

Cada vez mais as noções depreciativas e erradas sobre as casas de madeira vão-se dissipando, à medida que o avanço das tecnologias na área da construção nos surpreendem a cada dia e surgem novos modelos capazes de fazer frente, ou até superar, as construções denominadas como mais tradicionais.

Contudo, estas casas podem ser um pouco limitativas em termos de decoração, sendo que os proprietários que optem por as tentar valorizar com obras pontuais como uma pintura nova, vêem-se muitas vezes com um projeto entre mãos difícil de levar a cabo. Por essa razão, resolvemos neste artigo focar-nos na decoração deste tipo de habitações, mais concretamente na escolha das cores mais apropriadas para o seu interior.

 

Azul

O azul é uma das cores que encontramos e na qual nos inspiramos na natureza. É por isso uma escolha bastante intuitiva para decorar uma casa de madeira, que frequentemente se encontra também ela inserida ou rodeada por diversos elementos naturais.

O azul é uma cor relaxante, que combina particularmente bem com o tom natural da madeira, especialmente com castanhos mais amendoados. Castanho e azul são uma combinação de cores calmantes e quentes. Por isso, pintar as paredes na sala de estar da casa de madeira num tom médio ou claro de azul vai tornar o espaço mais confortável e acolhedor para si, para os seus entes queridos e convidados.

Amarelo

O amarelo é uma cor geralmente associada ao rejuvenescimento e energia. É uma cor que combina na perfeição com as casas de madeira de ar mais rústico, especialmente quando na decoração do espaço também estão presentes tons de cinza e verde. Divisões da casa mais privadas e de maiores dimensões podem ser pintadas com tonalidades de amarelo mais vibrantes e fortes, tais como amarelo limão. Se preferir pode optar por destacar apenas uma das paredes de determinada divisão, conferindo maior contraste e profundidade à decoração da casa.

Cinza

Os tons de cinza mais suaves funcionam muito bem em casas feitas com madeiras de tonalidades mais ricas e escuras. Uma vez que o cinza é considerado uma cor neutra fria proporciona equilíbrio com os tons quentes da madeira. O cinza é também a cor complementar perfeita para destacar outro tipo de cores mais vibrantes. Por exemplo, cores vivas como laranja e vermelho contra uma parede cinzenta vão parecer ainda mais vibrantes, servindo como ponto focal e de interesse de toda a decoração.

Roxo

Tonalidades mais escuras e profundas de roxo trazem enorme elegância à decoração de qualquer espaço. Por outro lado, tonalidades de roxo mais suaves conferem um toque de excentricidade e feminilidade à decoração. Madeira de nogueira combina na perfeição com cores como o roxo. Tenha é sempre em consideração que quanto mais escura for a tonalidade da madeira, então as paredes devem ser pintadas de roxo mais suave.

Entradas neste artigo:

  • cores para casa de madeira
  • cores de casas de madeira
  • cores para casas de madeira
  • cores de casa de madeira

2 Comentários para “Decoração de casas de madeira: escolha das cores”

  • Maria Nunes diz:

    Sao Todas lindas, eu gostava muito da da primeira foto , pequenina mas linda, ja dava para mim.

  • judite diz:

    são casas maravilhosas. gostaria de poder construir minha casa em Moçambique, mais concretamente na zambézia. como posso ter mais informações acerca destas casas?
    Judite

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>