Menu de opções

Fatos Interessantes de Casas de Madeira

Já referimos em outros artigos que as casas pré-fabricadas e sobretudo as casas de madeira estão envoltas de muitos mitos e informação que não é correcta. Reunidos alguns factos interessantes em relação as casas de madeira pré-fabricadas que poderão esclarecer algumas pessoas sobre os verdadeiros mitos deste assunto.

casa de madeira

Casas de Madeira Encolhem?

As casas de madeira, devido a sua essência orgânica, depois de construídas e finalizadas podem efectivamente perder altura, que se estima uma média de 3 centímetros, impercetível a olho nu.

– As ligações dos diferentes módulos das casas de madeira, devem ser móveis, de forma a não haver conflito de montagem e problemas agregados quando se tenta incorporar outros componentes de outra origem, como lareiras, escadas, etc.

Casas de Madeira são Duráveis?

– A madeira devido a ser um organismo, a sua escolha e secagem são dois dos fatores mais importantes para que tenha uma casa em boas condições e resistente aos anos. Uma casa pré-fabricada não é algo temporário, existem estudos e previsões que as casas de madeira duram até 400 anos, com uma manutenção simples, de 5 em 5 anos no exterior e no interior de 25 em 25.

casa de madeira antiga

Casa de Madeira e Humidade – Como Funciona?

– As casas de madeira demoram cerca de 3 anos até estarem totalmente secas e a atingirem uma harmonia e equilibro de humidade. Lembramos que a madeira enquanto não estiver totalmente seca e resistente, com o frio e com o sol poderá criar pequenas rachas.

– As cargas nas paredes são importantes para uma consistência igual a de origem. Meter grandes pesos e todos do mesmo lado numa só parede, poderá afectar a uniformização da casa. É aconselhável que tenta por peso idêntico nas paredes de forma a manter a solidez anunciada.

– Os toros de madeira têm de ser completamente unidos e sem lacunas, não podendo ter brechas

– As juntas dos toros de madeira devem ser unidos com pinos de madeira e respeitar as regras estabelecidas

– A humidade média de um toro de madeira terá de rondar entre os 6 a 20%, considerando que o teor de humidade natural é 50-70%.

– Os caixilhos aplicados nas portas e janelas não devem ser colocados diretamente nos mesmos, correndo o risco de “ferir” a madeira

Com todos estes fatores interessantes sobre as casas de madeira, deveremos ter acertado em algumas das suas dúvidas, mas pode sempre confirmar com o empreiteiro as dúvidas que têm.

Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Casas de Madeira · Casas Pré Fabricadas

Comentários

  • Tenho interesse em construir no campo uma casa de 2 andares de madeira e alvenaria de cerca dd 140 m

    Cristina 1 de janeiro de 2024 14:27 Responder
    • Bom dia, não trabalhamos com venda, somente informações para ajudar na escolha certa e para conhecimento.
      Atenciosamente.
      Casa Pré-Fabricada.

      Carlos Eduardo 7 de fevereiro de 2024 10:08 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.