Menu de opções

Formas de economizar na construção da sua casa

  • on 27 de março de 2012
  • Likes!
Spread the love

A compra de uma casa própria é habitualmente um dos grandes sonhos e objetivos da vida de qualquer pessoa. Este sonho vive também normalmente lado a lado com a estabilidade financeira, altura em que podemos finalmente pensar em concretizar esse importante objetivo.

Muitas vezes, as pessoas têm que renunciar ao seu sonho ou adiá-lo até conseguir reunir os recursos suficientes. Contudo, existem diversas formas de conseguir materializar o seu sonho em algo de contreto. Numa altura em que o clima financeiro não é o mais favorável, comprar uma casa a uma empresa de construção civil ou contratar um empreiteiro geral para construir a sua casa são opções que se tornam demasiado dispendiosas. Por isso, qual a forma mais barata de construir uma casa?

 

 

A forma mais barata de conseguir construir uma casa é fazê-la você mesmo, mas isto pode ser um pouco avassalador para si. Partimos sempre do principio que são necessários amplos conhecimentos sobre materiais de construção e da construção propriamente dita para construir uma casa por conta própria. No entanto, isso não é inteiramente verdade, pois com alguns conhecimento básicos e a contratação de mão-de-obra especializada apenas para as etapas de construção mais complicadas é possível reduzir, e muito, os custos finais. Uma das formas mais eficazes de o fazer é recorrendo a kits de construção de casas modulares.

Construção modular é mais económica

As casas modulares são casas construídas em módulos num ambiente rigorosamente controlado de uma fábrica. Posteriormente estes módulos são transportados em camiões para o terreno em que vão ser montados, por si ou por construtores competentes.

Este tipo de casas são bastante mais baratas que as adquiridas através da construção convencional. Contudo, é necessário pagar pelo transporte das mesmas, ficando ainda assim os custos bastante reduzidos face a outros tipos de construção.  Por outro lado, a qualidade de construção é comparável à das casas tradicionais, tornando-se por isso numa alternativa bastante viável.

O primeiro passo para ter sucesso em qualquer tarefa complicada é um bom planeamento. No caso da construção de uma casa, esta tarefa é absolutamente fundamental. Se possui conhecimentos sólidos nesta área elabore um projecto do seu futuro lar (ou contrate alguém especializado para o fazer), que esteja de acordo com todas as suas necessidades e exigências. Procure também obter uma estimativa sobre materiais de construção, mão-de-obra e vários outros aspectos da construção da casa modular. Saiba quais são os trabalhos que você é capaz de fazer e quais precisam ser atribuídos a profissionais.

Depois de obter uma estimativa sobre os vários aspectos inerentes à construção da sua casa é tempo de avaliar a situação financeira em que se encontra. Faça sempre uma estimativa entre 10 a 15% mais do que o custo que julga que irá ter, permitindo-lhe lidar com quaisquer despesas imprevistas que possam surgir.

Contratar um empreiteiro geral pode não ser a melhor opção no caso de pretender economizar algum dinheiro na construção e despesas adicionais. Em vez disso opte por nomear subcontratados para trabalhos diversos, como canalizações, pisos, janelas, telhados etc. Desta forma vai economizar até 25% no custo total da construção da casa. No entanto, tenha bastante cuidado com o cumprimento de prazos por parte destes trabalhadores, uma vez que o mínimo dos atrasos pode ter consequências desastrosas no seu orçamento final.

Em suma, se possui conhecimentos ou tem possibilidade de aprender sobre a área da construção modular, então tente completar a maior parte das etapas de construção por si próprio. No entanto, certifique-se que possui a habilidade necessária para os trabalhos em causa. Caso contrário, o melhor é contar com a ajuda de um profissional, ainda que se possa revelar mais dispendioso.

Comentários

  • Votei das casas !

    Vitoria hadid 1 de novembro de 2012 18:20 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.