Menu de opções

Melhorar a eficiência energética da casa no verão

  • on 14 de maio de 2012
  • Likes!
Spread the love

Com a chegada do verão e das temperaturas mais elevadas é aconselhável que verifique alguns pormenores da sua casa para conseguir maximizar a eficiência, tanto em termos energéticos, como do seu próprio bem-estar.

As casas pré-fabricadas são um excelente investimento e ter o cuidado de tirar o maior partido possível da sua eficiência é uma excelente forma de maximizar ainda mais esse investimento inicial.

Tenha em atenção que a eficiência energética não é apenas uma forma de poupar dinheiro. Na realidade trata-se também de tornar a casa mais confortável, tornando a temperatura interior mais agradável e estável para si e para toda a sua família.

Seguem-se algumas dicas fundamentais para maximizar a eficiência da casa neste verão.

 

 

Vistoria rápida pela casa:

  • Verifique cada janela e cada porta que tenha contato com o exterior, de modo a certificar-se que fecham bem. As fugas de ar são uma das principais razões para a perda de eficiência energética. Faça um simples teste com uma nota e tente passar a nota  através da abertura em torno das portas e janelas. Se esta passar facilmente e sem grande pressão, então o mais provável é que se esteja a perder ar fresco interior e a deixar entrar o ar quente do exterior. À venda encontrará diversos produtos que ajudam a suprimir estas falhas.
  • Num dia de maior vento coloque a mão húmida ou segure numa vela acesa perto das janelas e portas para detetar possíveis fugas de ar.
  • Lembre-se que estas fugas de ar podem surgir até nos locais mais improváveis, como é o caso de tomadas, respiradouros e até junto de persianas e estores embutidos diretamente nas paredes.

Mais algumas dicas muito úteis:

  • Verifique regularmente os filtros do ar condicionado e substitua-os sempre que se encontrarem sujos.
  • Evite diferenças muito acentuadas de temperatura de divisão para divisão ao fechar as condutas de ar. Pode estar a criar um desequilibro no sistema e a reduzir a sua eficiência.
  • Se souber que vai estar fora de casa durante várias horas, então desligue o ar condicionado. Parecendo que não, estará a reduzir o consumo mensal.
  • Mantenha o ambiente numa temperatura estável, nem muito quente, nem muito fria. Por volta dos 22º graus é o ideal.
  • Nas suas tarefas de cozinha habituais é frequente formar-se calor e humidade. Por isso, nos meses mais quentes planeie as suas refeições e ativiadades de forma a evitar uma utilização excessiva de aparelhos eléctricos e fontes de calor.
  • Prefira utilizar o microondas ou cozinhar no exterior da casa, de forma a evitar o uso desnecessários de fontes de calor como o fogão.
  • Nos dias de maior calor baixe sempre as persianas ou estores de forma a refletir o excesso de calor.

Estas são apenas algumas dicas que pode utilizar facilmente na sua casa pré-fabricada para maximizar a eficiência no verão, mas garantimos que vão resultar numa poupança de custos e num ambiente mais agradável e fresco para si e para toda a família.

Categorias do artigo:
Casas Pré Fabricadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.