Modelo de casa ecológica

Modelo de casa ecológica

Pode relaxar durante todo o ano numa casa que abraça a natureza. Uma casa que se mantem fresca no verão e quente no inverno. Uma casa que combina vida interior e vida exterior, permitindo-lhe desfrutar do melhor dos dois mundos. Uma casa que tem a capacidade de abrigar a sua família, assim como sustentar o meio ambiente. O melhor de tudo isto é que as casas ecológicas, são construídas em base nas respostas e não nas perguntas.

Os modelos das casas ecológicas consistem na combinação das melhores opções de produtos ‘amigos do meio ambiente’ e projetos arquitetónicos revolucionários.

O projeto deve prever ventilação cruzada para todos os espaços da casa, deve fazer, o máximo, uso da luz natural, sistemas de energia solar e gestão de água residual.

Se o terreno for inclinado, pode ainda desfrutar de um modelo de casa ecológica que será construída sobre fundações de postes de aço. Este modelo de casa ecológica cria um impacto ambiental mínimo. Desta forma pode desfrutar do ambiente natural que muitos dos terrenos inclinados oferecem, sem o rompimento do terreno com métodos de construção tradicionais.

Quando escolher o modelo da sua casa ecológica, escolha aquele em que os planos do piso sejam projetados para acomodar futuras ampliações. Este modelo de casa ecológica tem a capacidade de ser ampliado à medida que a sua família crescer.

A sua casa ecológica deve ser projetada para o uso de energia sustentável. Desde eletricidade fotovoltaica e água quente solar a turbinas eólicas e iluminação ‘energia eficiente’.

Modelo de casa ecológica

Modelo ambiental, casa ecológica e arquitetura sustentável

Os termos “modelo ambiental”, “design de casa ecológica” e “arquitetura sustentável” são apenas alguns dos termos que são utilizados para descrever uma casa que é projetada de forma a minimizar o seu impacto sobre o meio ambiente natural.

O modelo ambiental visa o conforto térmico da casa permitindo que a casa seja quente durante o inverno e fresca durante o verão, com o mínimo uso de energia.

Existem seis áreas principais que precisam de ser consideradas ao planear ou ao renovar uma casa ecológica.

Modelo de casa ecológica

Projeto / Modelo

A casa ecológica ideal deve ser construída num terreno plano e com o quintal voltado para o norte. Isto fará com que o projeto da casa ecológica ou casa solar passiva seja muito mais fácil de elaborar.

Sol e orientação

Você terá que gastar algum tempo a avaliar a penetração direta do sol para o seu terreno antes de escolher o modelo de casa ecológica e de começar a projetar sua casa solar passiva. Se fosse prático e se conseguisse orientar todos os espaços interiores de sua casa para o norte, seria relativamente simples construir uma casa ecológica, termicamente confortável durante todo o ano. No entanto, isto raramente é possível.

Existem muitos métodos de controlo de penetração do sol na sua casa ecológica que pode utilizar para criar um modelo ecológico perfeito.

Pende do telhado: Para casas que recebem pleno sol deve garantir que todas as janelas e portas tenham um sombreamento padrão com a profundidade de 900mm. 600 Milímetros é a profundidade padrão para uma casa de modelo tradicional, um sombreamento com essa profundidade não é suficiente. Esta profundidade pode ser ligeiramente alterada, dependendo da orientação das paredes externas, para o norte.

Outros dispositivos de controlo: Se não puder escolher a orientação das áreas de estar da sua casa e estas tiverem que ficar em direção ao oeste (a pior de todas as opções), você terá de ser criativo. Uma solução é plantar árvores de folha caduca para o oeste a cerca de dez metros da sua casa. Isto irá bloquear o sol quente de verão e permitir que o sol do inverno penetre na sua casa. Outra solução é um dispositivo de janela operável (ajustável), como um toldo ou sistema de grelha.

Orientação dos quartos

Se o seu terreno tiver sombreamento, você precisa de pensar sobre o tipo de quarto e design para obter a melhor penetração do sol, pode localizar a lavandaria e as casas de banho de maneira a que fiquem viradas para o oeste ou para o sul. Os quartos de dormir ficam melhor virados para o leste, porque a maioria das pessoas gostam de ver o sol pela manhã. Deixe o norte para as áreas da casa onde se passa mais tempo, durante o dia.

Isolamento de casa ecológica

Para economizar em custos de aquecimento e resfriamento da sua casa ecológica é essencial que todas as paredes externas e tetos sejam isolados.

O calor das casas é perdido, principalmente, através do teto da casa, em segundo lugar pelas paredes e janelas, e por último pelos pisos. Se o seu terreno enfrenta uma direção de vento e estiver localizado no topo de uma colina, o chão da sua casa terá que ser isolado.

Térmico concentrando

Existem vários revestimentos de edifícios que têm vantagens térmicas naturais. Materiais como, bloco de betão com o núcleo preenchido, tijolo duplo, tijolo de barro ou fardos de feno oferecem calor aos espaços interiores no Inverno e frio no verão devido à espessura do material e o tempo que leva para que o calor ou o frio penetre nestes materiais.

Janelas e portas

Se o modelo que escolher para a sua casa ecológica englobar os materiais sugeridas neste artigo e as janelas e portas da casa não forem muito grandes, não irá precisar de nada mais do que vidros padrão (vidro único) em toda a sua casa.

O tamanho e a localização das janelas também são muito importantes.

Use as seguintes regras gerais para reduzir a fuga de calor de inverno e a penetração do sol de verão:

  • Coloque janelas pequenas em paredes que estão viradas para o ocidente para reduzir a penetração do sol de verão
  • Coloque janelas grandes no lado norte da casa
  • Coloque janelas médias e grandes no leste da casa
  • Janelas pequenas devem estar no lado sul da casa para reduzir a quantidade de calor que escapa no inverno
  • Utilize claraboias apenas onde for absolutamente necessário. As claraboias são normalmente exigidas, como resultado de uma má conceção (do modelo da casa ecológica.)

Cores

As cores e as temperaturas das casas funcionam como as roupas coloridas. Uma t-shirt castanho-escuro atrai muito mais calor num dia quente de verão do que uma t-shirt branca, o mesmo acontece com a casa que escolher, especialmente com o telhado. Se o modelo de casa ecológica que você escolher tiver um telhado de cor clara você terá uma melhor poupança de energia visto que um telhado de cor clara reflete melhor o calor.

Bolsas de ar

O modelo da sua casa ecológica deve incluir bolsas de ar de modo a que os espaços possam estar termicamente cortados uns dos outros. (Mesmo assim poderá ter o seu espaço de plano aberto.)

Construção do sob piso da sua casa ecológica

O espaço sob a sua casa é chamado de sob piso e a construção correta do sob piso é muito importante para reduzir os custos de energia da sua casa.

Não permita que o ar flua com demasiada facilidade sob a sua casa, pois isso aumenta a necessidade de energia para o aquecimento e arrefecimento da sua casa. Se a casa estiver sobre pilares de tijolo deve garantir que o perímetro do sob piso é revestido, quanto mais revestido menor a necessidade de energia.

Uma laje de concreto, colocada diretamente no solo é o sob piso mais eficiente no que diz respeito à energia, isto porque a laje baseia-se na temperatura, relativamente, constante do solo e irradia essa temperatura para dentro da casa.

Modelo e forma de construção do telhado da casa ecológica

 O modelo do telhado vai ajudar a controlar a temperatura dos espaços interiores da sua casa ecológica. Sempre que possível opte por grandes cavidades, que podem ser proporcionadas por uma treliça.

Se tiver, obrigatoriamente, que optar por um telhado skillion ou um telhado raso deve isolar com isolamento R5.

Muitas casas novas não têm ventilação do telhado. As aberturas no telhado removem o excesso de calor a partir do espaço do telhado impedindo que o ar quente no teto seja irradiado através do teto. A ventilação do telhado também irá reduzir as necessidades de aquecimento e refrigeração mecânica.

Desperdício

Sempre que possível, deve pensar sobre o desperdício dos materiais de construção. Qualquer desperdício durante a construção pode ser utilizado no local, especialmente o betão e os tijolos, estes podem ser utilizados para enchimento.

Iluminação

Quase sempre acontece que a casa está quase concluída e o orçamento está gasto, umas das últimas coisas a serem instaladas são os aparelhos e acessórios elétricos. Então, muitas vezes são escolhidos os mais baratos mas, infelizmente, estes também são os menos eficientes energeticamente. Deve gastar algum dinheiro extra com esta compra e investir na poupança de energia no futuro.

Sistemas de água quente

A energia necessária para aquecer um sistema elétrico, regular, de água quente corresponde a 60% do total das necessidades energéticas domésticas. Os sistemas de água quente variam muito de preço, eficiência e capacidade, geralmente um sistema solar impulsionado a gás é a energia mais eficiente para os sistemas de água quente.

Eficiência da água

Tanque para a água da chuva: A melhor maneira de poupar na água da rega, lavagem de pavimentos etc., é a instalação de um tanque que possa recolher a água da chuva.

Materiais ecológicos e a poluição

Este ponto distingue uma casa ecológica de uma casa tradicional. Os subprodutos criados como resultado de fabricação de produtos de construção são muitas vezes tóxicos e estes produtos podem liberar substâncias químicas nocivas durante o seu ciclo de vida.

Alguns exemplos são o arsênico no pinho tratado, mercúrio nas lâmpadas fluorescentes compactas, e vários subprodutos tóxicos do PVC.

Conclusão

Em suma, a conceção, construção e a escolha do modelo de uma casa ecológica não é fácil, exige bastante pesquisa, mas o esforço irá garantir que a sua família viva numa casa não-tóxica, saudável e eficiente no que diz respeito à poupança de energia.

Entradas neste artigo:

  • loli snuff
  • modelos de casas simples
  • casa modelo
  • projetos de casas terreas

17 Comentários para “Modelo de casa ecológica”

  • wagner corder says:
    bom dia voceis tem a planta desta casa modelo saite eu ficaria agradecido para ver tamanho
  • celi gomes monteiro de castro says:
    dsde de crinça eu sonho com uma casa de maeira mas infelizmente ja nasi pobre sou trabalhadeira + om que ganho nunca vou poder ter uma casa de madeira, ganhei um terreno de uma amig em quataguases pedi que ela procurace pessoas que saiba fazer casa de estuque ex. casa de bambu la em bambu pra jogar fora , vou ver se dar pra fazer + se um dia eu ganhar na loteria com ceresa sera com voces que farei mnha casa de madeira. beijo em todos e um feliz ano novo!
  • isa says:
    Bom dia,
    Nao sou arquiteta,mais sempre estou envolvida com obras,isso faz com que sempre estou pesquizando o melhor meus projetos de construir.Gosto muito da ideia sustentavel e ecologica ,mais sinto a dificuldade de encontrar proficionais especializados nessa area de construcao.Gostaria de indicacao de cursos e proficionais como costrutoras e arquiteto nessa area,que podem estar me orientando ,moro no estado do ES.Tenho um projeto em mente de uma pousada ecologica,meu lote è de 800metros,e pretendo comeca rcom uma parte(sede)e depois continuando o restante baseado nessa primeira parte.Se poderm me ajudqar com materias a respeito agradeco muito.Obrigada Isa
  • wilber says:
    Construí minha casa dentro das minha parcas possibilidades econômicas, o mais ecológica possível, na qual me orgulho.
    Tenho luz do sol por quase toda a casa. Boa ventilação. Reaproveito 600 litros de água da maquina para lavar a garagem e o quintal. Deixei a medida de área para absorção da água da chuva.Troquei as janelas de madeira(por causa da manutenção) por alumínio pintado. E vou colocar aquecedor solar para banhos e torneiras. Ainda não estou aproveitando a água da chuva por ainda não saber o que fazer com ela, mas estou estudando esta possibilidade por que a casa já foi pensada para isto também (descargas nos banheiros. Qualquer idéias neste sentido para mim será sempre bem vindo. Grande abraço.
  • em quanto fica o valor de uma casa dessas com 2 quartos?
  • Izabel Herdy Alves da costa says:
    gostaria de saber o preço de uma casa com 2 quartos e 50 m² de área construída .
  • ahhhaahh ki doçura d casa
  • Rui Oliveira says:
    só isto já chegava uma a cada português
  • Eu também gosto se fosse aqui era bom de mais
  • perfeita
  • quanto custa?
  • qts quartos?
  • linda casa dos sonhos
  • fernando says:
    me podrian mandar el plano de esta casa?
  • marcilene fidelix coehlo says:
    gostaria de saber quanto fica uma casa com tres quarto mas cozinha e sala de jantar ligados e mas a sala de esta com dois ambientes metragem medio.
  • Estela says:
    Bom dia, vocês tem a planta desta casa modelo ficaria agradecida para ver tamanho. E possivelmente fazer um orçamento com vocês. Obrigada!!
  • Maria says:
    As informações são magníficas mas não são acompanhadas de preços formas para aquisição. As casas podem ser implementadas em climas quentes. Quem monta as casas etc…
    Obrigada
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>