Perguntas e respostas sobre casas de madeira

Hoje em dia, as casas pré-fabricadas começam já a tornar-se mais populares, sendo que as casas de madeira são das mais requisitadas. Este tipo de habitações oferece enorme versatilidade e muitos consumidores começam a encara-las como mais saudáveis e ecológicas, podendo servir como casas familiares ou até de segunda habitação para uso em férias. Todas estas razões têm vindo a entusiasmar diversas empresas que as começam a ver como uma boa aposta para se implementarem neste tipo de mercado.

Contudo, ainda persistem algumas questões e ideias erradas acerca deste tipo de construções. Na maioria das vezes, quando se pensa em casas de madeira, ainda hoje muitas pessoas as associam a um material que se degrada, que não é durável ou resistente. Mas, tal não podia estar mais longe da realidade.

Seguem-se, por isso, perguntas e respostas que podem ajudar a esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes.

 

 

Porquê optar por uma casa de madeira pré-fabricada?

  • Maior rapidez de construção face a outro tipo de construções mais convencionais;
  • Facilidade de manutenção e baixos custos de preservação;
  • Possibilidade e facilidade de alterações futuras;
  • Elevada durabilidade;
  • Elevada qualidade;
  • Uso de materiais ecológicos.

Qual a durabilidade de uma casa de madeira?

Uma boa casa de madeira, fruto de um sólido projeto, construída com materiais de qualidade e com os devidos cuidados de manutenção e conservação pode durar muitos anos, até mesmo séculos. As técnicas modernas permitem proteger e manter a madeira de forma muito eficiente. Hoje em dia existem muitos produtos que permitem preservar a madeira dos insectos, fungos, raios UV, humidade, etc.

As casas de madeira têm um bom isolamento?

Em termos de isolamento térmico, as casas pré-fabricadas de madeira têm um isolamento seis vezes maior que as de construção em tijolo, 15 vezes superior às de betão, 400 vezes superior às de aço e 1770 vezes superior às de alumínio. Assim, é possível manter o ambiente interior quente no Inverno e fresco no Verão, poupando assim energia que pode ultrapassar os 50% em relação às construções de alvenaria. Uma parede de madeira com 17 cm de espessura equivale a uma em cimento com 40 cm.

Também no caso do isolamento acústico, as casas de madeira saem a ganhar, pois este material absorve uma grande parte da energia e das ondas sonoras, revelando-se uma habitação bastante silenciosa.

Qual o prazo normal para a construção de uma casa de madeira?

Em poucos meses deverá estar concluído todo o projeto e respectiva construção dos módulos da casa. Esta é depois entregue e montada por profissionais experientes na área. Ocasionalmente e em períodos de vendas muito fortes poderá ser  um pouco mais longo.

Deixe a sua opinião