Menu de opções

Personalizar a sua casa modular (parte 2)

  • on 17 de fevereiro de 2012
  • Likes!

No seguimento do nosso último artigo acerca da personalização de casas modulares, hoje vamos voltar a debruçar-nos em alguns aspectos importantes inerentes a esta personalização por parte dos fabricantes.

Embora o versatilidade da personalização (tanto exterior como interior) seja uma enorme vantagem que este tipos de construções possuem face às construções mais lineares e tradicionais, a verdade é que é sempre necessário prestar bastante atenção e ter algum cuidado com as escolhas que se fazem e os serviços disponibilizados pelos diversos fabricantes.

 

 

O que significa a palavra “PERSONALIZAÇÃO” para si? No âmbito do mercado imobiliário e da construção é uma palavra que é bastante usada como “chamariz” de vendas, ideal para o fazer pensar que será capaz de escolher, mudar qualquer coisa ou tudo o que quiser na sua casa. Mas na realidade isso nem sempre acontece! Para alguns fabricantes “personalização” é exclusivamente a escolha da cor que pretende para a sua casa.

Personalização a 100%?

Dizer que a personalização é a 100% talvez seja exagerado. Quando falamos em personalizar uma casa modular há algumas limitações físicas e estruturais. Por exemplo, existem limitações ao tamanho das áreas abertas, uma vez que é preciso ter uma boa estrutura para suportar com segurança o telhado. As paredes que suportam o peso do telhado não podem  por isso ficar demasiado espaçadas umas das outras. Mas colocando de parte este tipo de personalizações mais extremas, quase todos os pedidos e desejos dos proprietários podem ser concretizados.

Existem também outros factores que deve considerar. Conforme a personalização aumenta, também assim será para o preço final em que a casa irá ficar. Embora a compra de uma casa modular resulte numa poupança de cerca de 20 a 30% dos custos, em relação a outro tipo de construções, é preciso também analisar cuidadosamente os custos adicionais que o fabricante irá colocar no valor da casa para satisfazer as exigências do proprietário. Contudo, na nossa opinião o dinheiro extra que vai investir na casa vai valer a pena e geralmente também ajuda a valorizar o seu próprio valor no mercado.

Tenha também o cuidado de falar com o fabricante da casa modular ou responsável pelo projeto, de forma a averiguar o grau de personalização possível antes de assinar ou comprar qualquer serviço. Como temos mencionado, muitos fabricantes disponibilizam opções de personalização bastante variadas, no entanto, isso não significa que aquele fabricante com o qual se comprometeu e apresentou o melhor orçamento, face as suas necessidades e exigências, o faça. Ainda existe actualmente um grande número de fornecedores de casas modulares que não dispõem da capacidade, financeira ou logística, para oferecer uma personalização a 100%.

Por isso, se está a pensar construir uma casa modular personalizada, talvez uma boa opção seja pedir o auxílio a um arquiteto independente para o projeto. Pergunte ao fornecedor da casa modular se está disposto a aceitar plantas projetadas por um arquiteto ou se a própria empresa dispõe de um arquiteto na equipa que possa ajudar neste sentido.

Comentários

  • QUERO agradecer por ter tido esta oportunidade de conhecer todas estas casas lindas ,como funcionam , como se constroi, os beneficios ,em relacao as casas tradicionais, e tantas outras coisas , mas quero que saibam vou deixar de poder receber , pois vou por motivos pessoais deixar de ter Facebook. que as pessoas continuem aperceber-se de todas as vantagens de adquirir um. muito sucesso para todos quem sabe ate um dia . Maria Celia Nunes

    mariacelia 17 de março de 2012 11:51 Responder
  • gosto da ideia, mas e a parte de alicerces, como funciona? O cliente escolhe o seu projeto ou esta sujeito a projetos pré definidos? obrigada pela resposta que me possa dar.
    maria do amparo

    maria amparo 2 de maio de 2013 15:15 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.