Menu de opções

Porque razão uma casa modular pode não ser o tipo de habitação ideal para si

  • on 13 de junho de 2012
  • Likes!
Spread the love

Existem muitos benefícios associados às casas modulares, mas isso não significa que este tipo de habitações sejam as mais indicadas para todas as pessoas. Todos nós temos as nossas preferências e exigências em relação à forma como queremos que a nossa casa seja construída e, por outro lado, muitas vezes o próprio terreno onde esta será montada apresenta as suas limitações.

Contudo, de certeza que já conhece algumas das vantagens destas casas, passando pelo seu design e flexibilidade, eficiência energética, baixo custo em relação a uma casa de betão, construção em ambiente fechado, entre outras, mas mesmo assim, não considere isto como uma garantia que as casas modulares são a melhor opção para qualquer pessoa.

Apesar das melhorias dos últimos anos na área da construção, alguns avanços tecnológicos associados às casas modulares podem não estar em sintonia com as necessidades de todas as pessoas. Para melhor esclarecer esta situação selecionamos algumas situações em que uma casa modular poderá não ser a sua melhor escolha, devendo por isso optar por outras possibilidades de construção.

 

 

Estradas locais

As casas modulares são construídas num ambiente controlado de uma fábrica, sendo posteriormente transportadas para o local onde serão montadas por profissionais competentes. Durante o processo de fabricação é dada especial atenção à durabilidade e resistência da estrutura, não só com o fim de conseguir uma casa de elevada qualidade, mas também para que esta consiga resistir ao transporte. Contudo, este transporte nem sempre é tarefa fácil de cumprir, sendo que por norma traz algumas dores de cabeça tanto aos clientes como aos vendedores. Por isso, torna-se imperativo avaliar as condições das vias e dos acessos por onde irá ser feito o transporte, uma vez que podem existir situações que o impossibilitem. É por exemplo, o caso de viadutos de altura baixa, curvas com problemas de espaço e situações onde o camião não consiga passar com os módulos de sua casa.

Projetos únicos

A maioria dos  fabricantes de casas modulares dispõem de inúmeros planos padrão por onde pode escolher, sendo também em alguns casos possível personalizar algumas características ao gosto e necessidades do futuro proprietário. Alguns fabricantes permitem inclusive que projete um plano único e específico para aquilo que se pretende, mas este acaba por demorar mais tempo e ficar mais dispendioso. Se por acaso o terreno onde pensa colocar a casa modular apresenta um formato demasiado peculiar e que apresente demasiados desafios para a construção de uma casa modular, talvez a melhor opção, neste caso, seja mesmo optar pela construção mais convencional.

Distância entre a fábrica e o terreno de montagem

A distância entre a fábrica encarregada da construção da casa modular e o terreno onde irá proceder à montagem dos módulos pode ser um fator determinante para avaliar se este tipo de construção é ideal para si ou não. Desta forma, deverá analisar as fábricas perto do local onde irá montar a casa modular, de forma a minimizar o risco e os gastos de transporte.

Categorias do artigo:
Casas Modulares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.