Menu de opções

Problemas e queixas frequentes com casas modulares

  • on 10 de abril de 2012
  • Likes!

As casas modulares são casas pré-fabricadas numa fábrica, em módulos que depois são transportados para o terreno em que irão ser montados por uma equipa de construtores competente.

Estas casas oferecem uma alternativa menos dispendiosa em relação às casas tradicionais construídas no local, mas muitas vezes têm uma aparência semelhante a estas, o que se revela uma enorme vantagem em tempos economicamente conturbados.

Embora este tipo de casas tenha as suas vantagens, também têm problemas comuns e queixas mais frequentes por parte dos seus proprietários. Por isso resolvemos elaborar este artigo, para que fique a par dos possíveis problemas que poderá encontrar durante o processo de construção. Saber das desvantagens e não apenas das vantagens vai permitir-lhe tomar a decisão mais acertada antes de fazer qualquer tipo de investimento.

Terreno não incluído

Um dos maiores problemas com casas modulares ocorre logo no momento da compra inicial. Quando você compra uma nova casa modular, o preço que paga é para a casa propriamente dita, para a estrutura. A casa modular não vem com terreno anexo, como normalmente acontece com as casas tradicionais construídas de raiz no local. Ou seja, quando compra uma casa, o terreno, em geral, encontra-se já incluído no preço total. Por outro lado, quando compra uma casa modular, você terá de comprar o terreno à parte, de forma a ter um local onde montar a casa.

Trata-se então de uma operação completamente diferente, que pode requerer empréstimos separados. Torna-se fundamental que analise o custo do terreno em conjunto com o preço da casa modular para obter o preço real. Ter noção apenas do preço da casa em si pode induzir em erro e fazer com que pareça uma opção drasticamente mais barata. Mas ao acrescentar o custo do terreno, o total de custos pode ficar muitas vezes semelhante a outro tipo de construções mais convencionais.

Falta de escolhas

Embora algumas empresas dêem a possibilidade aos futuros proprietários de projetar as suas casas modulares, segundo as suas especificações próprias, o mais comum é que ao comprador sejam apresentadas algumas opções padrão, nas quais o fabricante se especializou. Em alguns casos pode haver até poucas opções, o que se pode tornar numa enorme desvantagem para alguns compradores que sentem que não há opções suficientes para construir a casa que eles realmente querem.

Neste caso, embora se possa estar a poupar dinheiro com a aquisição de uma casa modular, a verdade é que o projeto não ficará totalmente de acordo com aquilo que o proprietário tem em mente devido às limitações de design.

Reparações e manutenção

Devido à forma como as casas modulares são fabricadas e montadas podem também ter problemas adicionais quando se trata de reparações e manutenção. É preciso ter em conta que nem todos os fabricantes de casas pré-fabricadas têm igual cuidado em produzir casas de qualidade. Torna-se por isso importante que avalie não apenas o preço, mas também a qualidade de construção e dos materiais utilizados.

Comentários

  • artigo da treta…o titulo é interessante..maso artigo não diz nada!!!!
    O link das vantagens vai para o Montepio???
    Se eu quisesse ir ao site do Montepio…escrevia…www.montepio.pt

    paulo 7 de julho de 2016 01:16 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.