Menu de opções

5 Benefícios das casas ecológicas

  • on 8 de abril de 2014
  • Likes!
Spread the love

Muito se fala nos benefícios das casas ecológicas, mas ainda existe muito desconhecimento e mitos acerca deste tipo de casas ou o que devem ter para serem consideradas como tal.

De qualquer forma, a verdade é que as casas ecológicas e sustentáveis estão cada vez mais na moda, até porque são variados os benefícios que nós e o próprio planeta podem ter.

Segue-se uma lista dos principais benefícios das casas ecológicas.

casas-ecologicas2

Principais benefícios

  1. Em primeiro lugar, existe a questão da economia na construção destas casas. A reciclagem e aproveitamento de materiais de construção que provenham de outras obras vai reduzir os gastos energéticos para a fabricação de novos materiais. Sejam portas, janelas ou madeiras, provenientes de demolições, podem ser perfeitamente reaproveitados. O que deverá ter em mente é de não aproveitar nada sem o parecer ou aval do engenheiro ou arquiteto da sua obra, por forma a prevenir desmoronamentos ou outro tipo de acidentes.
  2. Estas casas também contribuem para um bom saneamento, pois o modo de tratar o esgoto é da máxima importância nas casas ecológicas. Uma casa destas nunca deverá  optar por esgoto a céu aberto nem em mananciais, pois isso poderá destruir o habitat de animais ou mesmo tornar-se numa fonte de contaminação e transmissão de doenças. É por isto que quem for construir uma casa ecológica fora de uma grande cidade deverá também adotar simples soluções como uma fossa para coletar o esgoto. O posterior transporte do esgoto pode ser feito por empresas desentupidoras.
  3. Outro dos benefícios das casas ecológicas é a energia alternativa, ou seja, existem maneiras de reduzir o uso da energia elétrica, bem como ferramentas que podem captar a energia como do sol e vento. Isto é ponto assente neste tipo de construções. O consumo de energia elétrica poderá ser poupado com o uso de energia eólica ou de painéis solares. Em especial para quem gosta de decoração, poderá sempre utilizar materiais que sobrem da construção para decorar a casa. Ainda em relação aos telhados, um eco telhado vai proporcionar um isolamento térmico, possibilitando a redução do calor.
  4. Mais ainda, os ganhos com a economia da água são mais que muitos. As cisternas estão em alta, pois são ferramentas que captam a água da chuva para posterior uso em jardins e vasos sanitários. Como se poderá depreender, a economia é garantida.
  5. Para muitos, um dos maiores benefícios das casas ecológicas é poderem estar perto da natureza. As grandes cidades de betão e concreto vêm quebrar este vínculo, pelo que as construções de telhados verdes podem conseguir resgatá-lo. É que os telhados verdes não só ajudam a minimizar e absorver o gás carbónico, como proporcionam um mini-ecossistema com pássaros, borboletas e outros animais sobre eles.

É por tudo isto, pelos benefícios das casas ecológicas, que elas estão em voga, sendo que qualquer pessoa pode ir construindo aos poucos as coisas que vão transformando uma construção mais antiga numa que seja ecológica e sustentável. Bastará, para tal, consultar um engenheiro ou arquiteto e fazer orçamentos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.