Menu de opções

As casas pré-fabricadas modulares são seguras?

  • on 2 de janeiro de 2012
  • Likes!
Spread the love

Uma das perguntas mais frequentes em relação às casas pré-fabricadas modulares é se estas são ou não seguras. Muitas pessoas vivem em zonas do mundo com condições atmosféricas bastante adversas, sendo por isso a garantia de segurança da sua habitação um dos principais fatores para a escolha do tipo de casa que pretendem adquirir.

Pode querer residir, por exemplo, numa zona com maior propensão para terramotos ou  numa zona onde regularmente se verifiquem avisos de furacão ou tempestade. Estas condições climatéricas extremas podem representar ameaças à nova casa, por isso é mais do que natural que as pessoas queiram saber com exatidão se a sua casa pré-fabricada modular será segura em caso de um desastre natural, ou  se pelo menos será tão segura quanto as denominadas casas tradicionais.

 

 

A resposta a esta questão é simples…sim, as casas pré-fabricadas modulares podem ser seguras. Na realidade, as casas modulares podem até ser mais resistentes a tempestades e terramotos que as casas mais convencionais e comuns. Esta maior resistência fica a dever-se em grande parte às medidas de segurança extras necessárias para possibilitar que os diversos módulos da casa sejam transportados até ao local de montagem, que na maioria das vezes fica a longe distância, sem que fiquem danificados, mantendo as características que tinham após a sua fabricação. As vigas tendem a ser maiores do que o exigido pelo código de construção e as diversas junções são bem fechadas, geralmente com a substituição de pregos por parafusos e a adição de cola às juntas.

Com isto, supõe-se que os módulos mantenham a sua integridade estrutural, quando transportados em camiões específicos para o efeito até ao local de construção e montagem. Contudo, e apesar de o fabricante afirmar que a casa modular é inicialmente construída para ser mais resistente do que uma casa tradicional, é difícil prever exatamente a resistência definitiva da construção, uma vez que a casa modular precisa de suportar as adversidades do transporte, algo que as casas tradicionais acabam por não ser sujeitas.

Os seguros aplicados a este tipo de casas modulares não só protegem a sua casa depois de estar construída, mas também cobrem a protecção durante todo o processo de construção, transporte e montagem, sendo o mais crítico o factor logístico, onde os acidentes podem pender de terceiros ou de outros factores.

Existe a concepção errada de que as casas pré-fabricadas modulares são frágeis e facilmente ficam danificadas. Esta ideia generalizada deve-se essencialmente aos videos e imagens que circulam nos media de casas que parecem feitas de papel após a passagem de tempestades e furacões. Mas nada podia estar mais longe da realidade nos tempos que correm. Hoje em dia, as novas casas pré-fabricadas modulares são construídas de forma a serem tão fortes e resistentes, ou por vezes até mais, que as casas denominadas convencionais.

Categorias do artigo:
Casas Modulares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.