Menu de opções

Benefícios do uso de madeira na construção de casas

  • on 17 de setembro de 2012
  • Likes!
Spread the love

Nos últimos anos, cada vez mais construtoras e fabricantes de casas se têm vindo a preocupar com questões ambientais. Também o avanço das tecnologias tem ajudado a implementar esta mudança de mentalidade, permitindo prestar atenção a questões como o aumento da eficiência energética nas casas, o uso de materiais sustentáveis e a diminuição do impacto negativo no ambiente em que vivemos.

Por causa desta crescente popularidade em torno do uso de madeira na construção de habitações, novos projectos  e conceitos têm vindo a surgir no mercado da construção de casas. Mas não são apenas estes os benefícios diretamente  associados à aquisição de uma casa pré-fabricada de madeira, por exemplo.

Seguem-se alguns benefícios do uso de madeira na construção de casas.

 

 

Começamos  por enumerar algumas das razões para optar pela construção de casas de madeira pré-fabricadas:

  • Precisão – a produção de grande parte dos principais elementos de construção (paredes, tectos e telhado) é realizada no departamento de produção de acordo com o projecto preciso e, com controlo de qualidade.
  • Isolamento (aquecimento) – isolamento uniforme dos painéis fornece poupança no aquecimento da casa.
  • Velocidade – fabricação de fábrica permite produzir painéis e em simultâneo podem estar as ser feitos os trabalhos da fundação, acelerando a construção e suavizando o efeito da inflação sobre os custos da construção.
  • Construção em qualquer estação do ano – fabricação em fábrica reduz a influência das diferentes condições climáticas, proporcionando a oportunidade de realizar obras de construção, mesmo durante o inverno.

Para além dessas razões, é preciso também ter em conta outros factores, como é o caso da eficiência em termos de custos, por exemplo. O uso de madeira na construção de casas e, em especial da sua aplicação na estrutura e fundação da casa, mantém-se ainda popular entre os métodos de construção.

Uma estrutura em madeira ainda é uma das formas mais económicas de construção de uma casa,  porque pode ser facilmente modificada e ajustada para alterações conforme o processo de construção vai decorrendo.

Outro benefício do uso de madeira na construção de casas é o factor longevidade. Uma boa casa de madeira, fruto de um sólido projeto, construída com materiais de qualidade e com os devidos cuidados de manutenção e conservação pode durar muitos anos, até mesmo séculos. As técnicas modernas permitem proteger e manter a madeira de forma muito eficiente. Hoje em dia existem muitos produtos que permitem preservar a madeira dos insectos, fungos, raios UV, humidade, etc.

A durabilidade de uma casa de madeira não deverá, por isso, constituir preocupação para o seu comprador, uma vez que a mesma poderá oferecer uma resistência aos testes do tempo tão boa quanto as casas de alvenaria.

Comentários

  • São do meu sonho. Gostava de saber o preço. Trindade.

    Joaquim Trindade da Silva 27 de setembro de 2012 16:33 Responder
  • Sonho ter assim uma casinha.
    Em que cidade do centro do país (Portugal) é possível implantar uma?

    Maria 27 de setembro de 2012 20:44 Responder
  • qro uma dessas

    Vidraçaria Tecnovidro Maurício 7 de julho de 2014 18:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.