Menu de opções

Casas construídas com bambu: estruturas sustentáveis e ecológicas

  • on 21 de maio de 2012
  • Likes!

O bambu é um material 100% natural que sobrevive e cresce em diversos tipos de clima. A sua rapidez de crescimento torna-o num dos materiais ecológicos e sustentáveis mais populares, começando a ser também já utilizado na construção de casas.

Estruturas em bambu já são bastante comuns em toda a Ásia e em alguns países do pacífico sul. A preocupação recente com as questões ambientais tem vindo a tornar este tipo de estruturas também cada vez mais populares noutros locais do mundo, mas ainda assim são pouco utilizadas.

Para mudar algumas mentalidades resolvemos mostrar neste artigo o quanto o bambu pode ser um material ideal para construir casas resistentes e duradouras. Seguem-se alguns exemplos destas estruturas em bambu, que mostram o quanto podem ser resistentes, duráveis, amigas do ambiente e, ainda assim, esteticamente apelativas.

 

 

Casa de bambu com painéis solares

 

Esta casa feita com bambu, batizada de “Sunshine Inn”, foi construída por uma equipa chinesa da Universidade de Tongli, para a  European Solar Decathlon em Madrid. A escolha do bambu como material principal não foi ao acaso. O facto de ser um material sustentável em muito contribuiu para a escolha da equipa chinesa, pois trata-se de um recurso altamente renovável e que minimiza as emissões de CO2 em toda a fase de produção.

Esta magnífica estrutura apresenta um telhado curvado com eficientes painéis solares, que acumulam energia para a casa se tornar sustentável, e uma parede lateral também ela revestida com painéis fotovoltaicos.

Casa pré-fabricada de bambu

 

Se quer uma casa pré-fabricada sustentável e ecológica construída com bambu, então fique a saber que já pode ter uma. Um fabricante de estruturas pré-fabricadas chamado “Bamboo Living” dedica-se à construção destas fantásticas casas. A empresa disponibiliza para venda diversos kits de casas pré-fabricadas em bambu, com modelos e estéticas modernas. A empresa também proporciona aos seus clientes a hipótese de poderem criar planos personalizados que satisfaçam melhor as suas necessidades e exigências.

Escola feita de bambu

 

 

Já alguma vez tinha visto uma escola feita inteiramente de bambu? A “Green School” é a prova viva que este tipo de estruturas podem existir. Trata-se de uma estrutura muito pouco convencional, construída com bambu e que está situada no Bali. O bambu foi escolhido por ser um material sustentável, ecológico e que existe em abundância na região. Esta escola e a sua estrutura capta a atenção dos visitantes e turistas que passam pela zona, não apenas pelo material usado, mas também pela liberdade dada aos seus estudantes, que desde cedo aprendem a preocupar-se com a sustentabilidade e bem-estar do seu planeta.

Comentários

  • gostaria de saber quanto custa essa casa de bambue como e a instalaçao obrigado

    miriam 21 de maio de 2012 16:01 Responder
  • Boa tarde.
    Pretendo construir casas feitas com bambu.
    Gostataria de saber qual seria o tipo para a construção.
    Muito obrigado.

    Osvaldo 21 de maio de 2012 16:12 Responder
  • quanto custa uma casa de bambu o preço menor

    ricardo 21 de maio de 2012 20:06 Responder
  • Ola Bom Dia, atravez destes trabalhos que eu acho maravilhosos, so podemos ver nao so o tamanho dos recursos que nossa maravilhosa terra nos da, mas tambem a grande capacidade de intelegencia e sabedoria humana, tudo isto mostra que teve que haver alguem muito sabiop para que tudo isto possa acontecer ,so e muita pena a maior parte desta sabedoria humana, ser usada para maltratar esta nossa linda terra , com recursos suficientes para todos os humanos ter uma vida muito melhor e mais saudavel , eu creio que esta terra vai ser limpa de tudo o que a esta ha ruinar, nao posso deixar de dar meus parabens a quem teve esta maravilhosa ideia das casas de bambu sao lindas.

    celia nunes 22 de maio de 2012 09:38 Responder
  • Adorei,as casas na árvore.
    Quero informaões onde encontrar piçava para cobertura de quiosques.
    Onde conseguir contato com fornecedores.
    Obs:Favor me enviar algum site de contato.
    Fico no aguardo.
    Ateniosamente:Elisabeth Pereira dos Santos Coutinho.

    Elisabeth Pereira dos Santos Coutinho 15 de julho de 2012 01:40 Responder
  • Gostaria de saber quanto custa essa casa de bambum como e a instalaçao, etc.

    Obrigada,

    Magali

    Magali Stipp 11 de junho de 2016 18:20 Responder
  • Estamos cada vez mais evoluidos. O fato prepoderante e a uniao dos entendimentos espirituais nas religioes , para provarmos aos politicos que a terra , a agua, a vegetaçao , e todos recursos na natureza devem ser preservados . As inteligencias espirituais nos acompanhao os estrasterrestre nao deixarao abalar os sistemas planetarios, onde vamos buscar recursos sadios como o bambu etc.

    carlos alberto de jesus 22 de agosto de 2018 01:40 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.