Menu de opções

Casas “contentores” em aço (parte 2)

  • on 19 de junho de 2012
  • Likes!
Spread the love

No seguimento do nosso último acerca de casas construídas a partir de contentores para transporte de mercadorias em aço, hoje vamos continuar a mostrar alguns exemplos deste tipo de habitações.

Como já tínhamos mencionado, duas das grandes vantagens deste tipo de edifícios com contentores são a sua acessibilidade e reduzido impacto negativo no meio ambiente, o que os torna bastante atrativos para quem se preocupa com questões ecológicas. As casas “contentores” de transporte são também mais baratas do que outras casas tradicionais, fazendo uso de materiais que são reutilizados e não simplesmente derretidos ou deitados fora.

Casa com paletes de madeira

 

Se a ideia de reciclar contentores para transporte de mercadorias, através da sua utilização como casas, já por si só é bastante ecológica, a empresa Infiniski decidiu ir ainda mais longe nesta ideia acrescentando ao design das suas casas ecológicas também o uso de outro tipo de materiais reutilizáveis como paletes de madeira.

Tanto os contentores de transporte em aço, como as paletes de madeira são subprodutos do desperdício do comércio internacional. Sendo assim, ao juntá-los num único projeto, o resultado é uma casa bastante inovadora e surpreendentemente bonita e amiga do ambiente.

Casa com 12 contentores

 

Parte artista, parte arquitecto, Adam Kalkin teve a ideia de projetar esta fantástica casa com 12 contentores de mercadoria.  A casa mostra-se como um enorme espaço aberto, ultra-moderno e sem dúvida inovador, quando comparado com outro tipo de habitações mais tradicionais. Ainda assim, a casa é detentora de um ambiente bastante acolhedor e repleto de conforto. As janelas que vão do chão ao teto são perfeitas para complementar o amplo espaço e trazer mais luminosidade para o interior desta estrutura em aço.

Esta estrutura projetada por Keith Dewey, da empresa Zigloo, cria o equilíbrio perfeito entre o lado funcional do contentor de mercadorias, com o conforto exigido pela habitação moderna.  Keith Dewey optou por uma estética diferente e não pintou o exterior da casa como aconteceria com uma casa tradicional. Em alternativa, optou por deixa-la num tom muito familiar a quem se depara com contentores de transporte de mercadorias diariamente, não negando desta forma a origem dos materiais utilizados para a sua construção. Como detalhe final, a cerca ao redor da casa é feita de painéis de contentores desconstruídos, dando continuidade à estética da restante casa e preservando a tonalidade industrial inerente ao projeto.

 

Em próximos artigos iremos dar mais alguns fantásticos exemplos deste tipo de casas construídas através da versatilidade de contentores de transporte de mercadorias.

Comentários

  • Acho a ideia extraordinária, é necessário aprendermos a reciclar.

    cristina santos 19 de junho de 2012 21:02 Responder
  • Soubesse eu desta existência quando fiz a minha casa em alvenaria, que tinha optado por esta modalidade. Penso que serão muito melhores em termos de isolamento, rapidez de construção e comportamento sísmico.

    Clélia Moço 13 de abril de 2014 02:18 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.