Menu de opções

Casas eco-chic feitas com materiais reciclavéis

  • on 30 de julho de 2012
  • Likes!
Spread the love

Diversos resíduos, do mais variados materiais, podem ser inteligentemente aproveitados para a construção de outras estruturas como é o caso de casas mais convencionais ou até de casas pré-fabricadas.

Pneus, um barco antigo que deixou de poder navegar, tijolos antigos e materiais mais rústicos podem ser trabalhados para dar forma a casas surpreendes, chiques e ecológicas.

As próximas casas que lhe mostramos são bons exemplos do que falamos: casas feitas com materiais reciclados e transformadas em verdadeiras obras de arte.

Garrafas e latas

 

O lixo de uns pode ser o tesouro de outros. Para a maioria das pessoas latas e garrafas velhas ou usadas não têm qualquer outro destino senão o contentor do lixo, mas para os proprietários destas originais casas ecológicas elas foram o material de eleição para a construção das suas habitações.

Latas de tomate achatadas foram transformadas em azulejos exteriores de proteção desta casa de montanha na Patagónia. Um milhão de garrafas de cerveja de tonalidades castanhas e verdes foram transformadas num templo budista absolutamente deslumbrante, na Tailândia.

Noutro ponto do mundo, Houston, Texas, a “Beer Can House” tem vindo a ser construída há 18 anos com 39.000 latas de cerveja, que foram usadas em praticamente todas as superfícies da estrutura original . No último exemplo, garrafas de plástico foram usadas para construir um prédio escolar em San Pablo, Filipinas. A estrutura acabou por ficar 3 vezes mais forte e resistente que uma equivalente em betão. Verdadeiramente surpreendente!

Celeiros

Com as cidades sempre em constante expansão, a vida no campo e no meio da natureza começa a perder os seus adeptos. No entanto, isso não significa que os celeiros e habitações mais rústicas devam desaparecer da face do planeta ou simplesmente demolidos. Muitas destas estruturas foram brilhantemente transformadas por alguns dos mais conceituados arquitectos, em verdadeiras casas de luxo. Estas espaçosas casas construídas a partir de celeiros antigos e inutilizados, foram isoladas e equipadas com as mais diversas comodidades para uma vida moderna, não ficando atrás das ditas casas convencionais.

Na imagem acima podemos ver um belo exemplo do que falamos. Esta casa situada na Bélgica foi construída através de um celeiro recuperado. A parte superior mantém o formato tradicional do celeiro, enquanto que uma nova fachada com vidro permite uma optimização da luz natural e da sua ventilação. Mais uma vez um design fabuloso e construído através de materiais reciclados. Uma casa ecológica, chic e, acima de tudo, muito moderna, que poderá ser utilizada para residência permanente ou de férias.

Num próximo artigo iremos continuar a explorar este surpreendente mundo das casas ecológicas feitas com materiais recicláveis. Não perca!

Categorias do artigo:
Casas Pré Fabricadas

Comentários

  • Bom dia.

    Tenho um terreno rústico que se localiza em zona ecologia.
    penso em construir nesse local uma casa ecológica

    tem alguma sugestão??

    Anabela Temido 12 de outubro de 2018 12:26 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.