Menu de opções

Casas Ecológicas de Baixo Custo

casa-sustentável-ecológica-de-baixo-custo

Casas Ecológicas de Baixo Custo também são uma boa solução?

Atualmente, as pessoas parecem estar dando mais ouvidos ao lado ecológico e consciente da vida, buscando casas ecológicas de baixo custo. Estão procurando vias de moradia que não degradem tanto o meio ambiente e com custos baixos de construção.

As casas ecológicas estão realmente em alta. Trazem uma solução para o problema habitacional, que se agrava em muitas partes do mundo. São de construções rápidas e de custos menores, sem contar que a matéria prima pode ser encontrada em abundância na natureza.

Casas Ecológicas são caras?

Para ter uma casa ecológica não é necessário desembolsar muito dinheiro. Elas podem ser construídas com pouco investimento, mas sendo aconchegantes e bonitas pela sua simplicidade e significado para o meio ambiente.

Por onde começar?

Para iniciar a elaboração de uma casa ecológica barata comece pela planta baixa; faça um projeto de construção que economize o material, faça uso da iluminação e ventilação natural de forma inteligente e uma definição  e aproveitamento dos espaços.

Você deve decidir quais materiais irá utilizar na construção de sua casa verde. Pode ser madeira, palha, barro, bambu, pedra ou até mesmo mesclar os materiais.

Materiais das casas ecológicas

A madeira pode ser um pouquinho cara, mas existem boas madeiras e baratas para se construir uma casa, tem que ter cuidado para não ser uma madeira que empene e nem dê cupins facilmente. Duas que estão sendo muito utilizadas é a Itaúba e/ou a Angelin.

A palha você encontra facilmente na natureza, aqui no Brasil eu não vejo muita vantagem em casas verdes construídas em sua maior parte por palha, mas é interessante acrescenta-la como detalhe na casa.

O barro encontramos em qualquer lugar do país. É barato, leve e possui grandes benefícios em construções, nos proporciona leveza e sensação de contato direto com a terra.

O bambu é uma matéria prima de fácil cultivo, tem em qualquer lugar e cresce muito rápido. Isso é uma das vantagens ecológicas desse material. Eles deixam a casa bonita, são leves, porém resistentes.

A pedra possui um critério de escolha mais cauteloso. Deve-se escolher boas pedras e, geralmente, as casas produzidas assim possuem ajuda de um profissional da área.

Casas ecológicas no Brasil

Infelizmente, aqui no Brasil as tecnologias verdes têm um valor um pouco salgado e muitas pessoas não têm acesso a tais equipamentos.

Você pode gastar muito pouco na construção de sua casa ecológica. Só a implantação de tecnologias verdes que podem salgar um pouco o valor da casa, mas as tecnologias também podem ser inovadas e artesanais.

Já li em jornais, pessoas que gastaram 600 reais para construir uma casa verde, outras que gastaram 8.000, 15.000 e outros valores próximos.

Após definir claramente a divisão dos espaços e selecionar os materiais para a construção de sua casa ecológica, é hora de iniciar o projeto com a assistência de um profissional experiente na área.

O que dará o toque final em sua casa ecológica de baixo custo é a decoração, decore-a usando a sua criatividade.

Veja também:

Conclusão

Em resumo, as casas ecológicas de baixo custo são a solução ideal para quem busca uma moradia sustentável e acessível.

Com economia, eficiência e impacto ambiental positivo, elas representam o futuro da habitação acessível e ecológica.

Portanto, considere investir em uma casa ecológica de baixo custo e contribuir para um ambiente mais sustentável e próspero.

Comentários

  • Estou a pensar em fazer um pastelaria / bar, tem alguma coisa ou valores já agora seria uns 85/110 metros quadrados

    Victor Teixeira 6 de dezembro de 2014 15:08 Responder
  • Boa tarde
    Sempre me mostrei interessada por estas casa, até na expectativa até de criar Turismo Rural. Só que moro no concelho de Lagoa/Algarve e eles não permitem casas de madeira. Há maneira de contornar isso?

    Maria Goret Nunes 2 de abril de 2015 17:18 Responder
  • Preciso construir uma casa,mas não pode ser muito pequena pois somos em sete sendo duas filhas, e três filhos com idade de 1 aninho até 20 anos(1 filho de 20, outro de 12 e outro de 1 a. e 8 mêses).( As meninas; uma tem 10 anos e outra tem 05 anos)…Eu posso dormir com as meninas e o Pai deles com o mais velho. Mesmo assim, acho que seria bem grande. Tem jeito de ser feita com barro, por exemplo? O dinheiro é pouco mesmo. Podem ajudar-nos? Obrigada.

    Romilda 19 de fevereiro de 2016 02:42 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.