Menu de opções

Casas ecológicas – O que são e como são feitas?

  • on 16 de outubro de 2023
  • Likes!
construir-casa-ecologica

Ultimamente, medidas estão sendo tomadas para evitar impactos ambientais. Junto com essas medidas, surgiram as eco casas, ou seja, as casas ecológicas, que não são muito comuns aqui no Brasil.

Este tipo de habitações está crescendo cada vez mais com o povo, criando a consciência da importância da sustentabilidade para o planeta.

Você já deve ter ouvido muito falar em casas ecológicas, eco casas, casas verdes, casas sustentáveis e termos semelhantes. Pois é, todos esses termos se referem à casa ecológica.

Mas, o que realmente são as casas ecológicas? Ouvimos tanto falar e ninguém verdadeiramente para pra explicar o que são estas casas. Vamos explicar para você!

Como são Produzidas as Casas Ecológicas?

As casas ecológicas são produzidas a partir de todo e qualquer material orgânico, o mais comum ainda é a madeira, mas existem diversos outros materiais.

De forma resumida, as casas ecológicas podem ser definidas como casas econômicas, produzidas a partir de materiais recicláveis e que não geram impactos negativos ao meio ambiente.

Depois de sabermos o conceito das casas ecológicas, você deve ter se perguntado como estas casas podem ser feitas. Simples! Iremos explicar como são feitas as casas ecológicas.

homens construindo uma casa ecológica com pneus velhos

Como é a Construção de uma Casa Ecológica?

As casas ecológicas são construídas a partir de materiais encontrados na natureza, materiais como madeira, bambu, barro, tijolo ecológico, ou seja, todo e qualquer tipo de material que seja reciclável e não prejudique a natureza.

As casas ecológicas são feitas de sistemas que ajudam na economia da casa reaproveitando tudo que a natureza nos ofereça.

Energia Solar

Possuem sistemas de captação solar, energia térmica. Instalam uma placa solar no teto e isto servirá como aquecedor de água do chuveiro e outros sistemas de aquecimento para a casa.

descrição completa de uma casa ecológica

Captação de Água da Chuva

Têm sistemas que captam água da chuva; a água da chuva ao invés de simplesmente cair no telhado, ela é armazenada em uma cisterna e serve para lavar a louça, lavar roupa, para água do vaso sanitário, para fazer faxinas e outras funções.

Saneamento

Possuem sistema de saneamento inteligente; toda água que seria jogada fora, como a água do chuveiro, louça e roupas, são enviadas para um local onde são tratadas, e assim poderá ser reaproveitada para outras funções úteis,ao invés de simplesmente irem para o esgoto.

Biogás

Sem falar que as casas ecológicas possuem tanques de geração de biogás. Todo material orgânico ao invés de ser jogado fora, é jogado em um tanque, onde ocorrerá a fermentação do mesmo e a geração do gás metano, assim, gerando gás de cozinha para a casa ecológica.

A casa ecológica será feita com base em todas as suas tecnologias aplicáveis. Tudo será projetado de acordo com o que, onde e para que iremos instalar tal equipamento.

Devem ser feitas com energia limpa e com o intuito de serem auto-sustentaveis. A bioconstrução entrará nesta hora, pois ela é encarregada de encontrar harmonia entre a tecnologia, estética e funcionalidade da casa.

O objetivos das casas verdes são satisfazer as necessidades do homem, junto com condições que não venham agredir ao meio ambiente.

Categorias do artigo:
Casas Ecológicas

Comentários

  • procuro modelos de casas pré fabricadas Simples e baratos!Poderiam me enviar?Agradeço!

    NeuSa do Nascimento Frazão 17 de dezembro de 2014 16:55 Responder
  • Prezados,

    Quero muito construir uma casa dessa, mas preciso ter idéia de valores, engenheiros, mão de obra,… enfim que viabiliza sua construção.

    Grata,

    alessandra barros 18 de janeiro de 2015 21:59 Responder
  • Como conseguir projetos desses modelos de casa?

    Montelo 19 de fevereiro de 2015 16:19 Responder
  • Eu tenho uma casa de madeira comprada e montada há mais de 20 anos. Estou querendo fazer um melhoramento no telhado, pois a casa tem forro, todavia o pó das telhas cai pelas frestas no encontro das paredes e do teto. Qual a solução mais prática.

    Inês Nascimento 19 de fevereiro de 2015 22:20 Responder
  • Boa tarde,
    a ecologia e a arte estão, muitas vezes, de mãos dadas na busca do equilíbrio com a natureza. Estamos a procurar apoios e patrocínios para o nosso projecto. Veja como contribuir no site. Receberá um prémio de agradecimento. Estamos abertos a propostas de parcerias.

    Patrícia Arsénio 22 de junho de 2015 15:33 Responder
  • Casas ecológicas são o futuro! Com certeza vale a pene investir em uma.

    Pedro 11 de julho de 2018 13:40 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.