Menu de opções

Casas ecológicas sustentáveis

  • on 5 de setembro de 2014
  • Likes!
Spread the love

Casas ecológicas são sustentáveis? Casas sustentáveis são ecológicas? Ou é tudo a mesma coisa? Ficou confuso? Confira então, a seguir, as explicações.

Sustentável é todo aquele sistema capaz de se manter sozinho. Adotar uma iniciativa sustentável significa que, durante todo o processo, ninguém é prejudicado.

Além disso, essa iniciativa também é capaz de funcionar por vários anos, sem problemas. Trocando por palavras simples, ela é capaz de se sustentar e de sustentar os outros (pessoas e meio ambiente).

Já o conceito de ecologia está ligado ao estudo das relações que as pessoas mantém entre si e entre o ambiente onde vivem.

Quando existe um equilíbrio entre essas relações, dizemos que o há um sistema ecológico sustentável.

Ou seja: nem todo sistema ecológico pode ser sustentável, apesar de toda ação sustentável ser ecológica.

Agora que você já entendeu quais são as diferenças entre ecologia e sustentabilidade, confira os principais diferenciais das casas ecológicas sustentáveis.

Uma casa ecológica guarda como princípio a economia de energia e de materiais de construção, visando prolongar a vida dos ecossistemas, reduzindo assim um possível impacto negativo à fauna e flora da região.

Para analisar totalmente o impacto ambiental de uma construção é necessário não apenas olhar para a construção em si, mas para tudo o que está envolvido.

Por exemplo: a casa é de madeira? Isso significa que árvores precisarão ser cortadas. Essas árvores pertenciam a algum programa de reflorestamento?

Além disso, qual a distância que elas estão do lugar até onde a casa será construída? Se o lugar for muito longe, isso significa que precisará ser transportada de caminhão, aumentando a poluição do ar e lançando CO2 na atmosfera.

É preciso analisar também se a mão de obra é remunerada e conta com acessórios de segurança. Lembre-se de que a sustentabilidade abrange não apenas relações com o meio ambiente, mas também com as pessoas e com a sociedade.

Bem, vamos agora às características básicas de uma casa ecológica sustentável.

 

casasecologicas

 

1. Instalar de painéis de energia solar

Ao colocar no telhado painéis que captam a energia do sol, é possível economizar energia elétrica. Além de reduzir o valor da conta ao fim do mês, essa atitude ajuda a natureza e deixa a sua casa ecológica muito moderna.

 

2. Reaproveitar água da chuva

Guardar a água da chuva para usar no jardim ou nos banheiro é outra ideia sustentável, que ajuda bastante o meio ambiente, já que a água é um recurso natural não-renovável.

 

3. Usar de materiais da região

Conforme já falamos, materiais da região exigem menos frete e, consequentemente, geram menos emissão de gás carbônico para a atmosfera, colaborando para diminuir o efeito estufa.

 

4. Fazer fundações que não afetem a qualidade do sol

Algumas fundações são mal feitas ou – em outros casos – muito agressivas. Isso significa que chegam a poluir rios e aumentam a possibilidade de erosões.

No entanto, esse problema é raro em casas ecológicas sustentáveis, já que esse tipo de complicação é mais comum na construção de prédios.

 

5. Evitar criar pavimentos impermeáveis

A água precisa ser absorvida pelo solo para chegar aos rios, onde irá evaporar, chegar às nuvens, fazer a chuva e voltar ao solo.

A construção de muitos pisos impermeáveis em áreas externas das casas (com cimento ou lajotas) impede que a água complete seu ciclo. Sempre que possível, deixe a água chegar ao solo.

 

Desejamos boa sorte na construção da sua casa ecológica sustentável!

Categorias do artigo:
Casas Pré Fabricadas

Comentários

  • Amigo mke mandem seu telefone e o endereço estou Interessado

    Avelino Barbosa De Lima Filho 5 de setembro de 2014 15:21 Responder
  • Olá, gostava de ter mais informação, saber preços e também saber como se contrata, se for o caso.

    Obrigada

    Carmen Fortes 6 de setembro de 2014 15:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.