Menu de opções

Casas ecológicas também podem ser econômicas

  • on 7 de setembro de 2014
  • Likes!
Spread the love

Veja a seguir como as casas ecológicas podem trazer muita alegria ao seu bolso. Leia e entenda todas as vantagens econômicas trazidas por esse novo tipo de construção.

Desde que o homem deixou de ser nômada, a terra passou a ser muito valorizada na sociedade. O tempo passou e essa característica sobreviveu.

Basta lembrar que na Idade Média os feudos eram uma mostra do poder dos nobres, ricos e poderosos. Ser dono de um pedaço de terra significava pertencer a uma família influente ou estar filiado a uma instituição religiosa.

No entanto, pouco a pouco essa situação foi mudando. Infelizmente, hoje ela ainda existe, porque a desigualdade social é grande em algumas regiões do mundo.

Mas muitas pessoas já conseguiram o direito de possuir a tão sonhada casa própria.

E podemos dizer que as casas ecológicas foram grandes aliadas nessa conquista, já que possibilitaram uma construção segura, a partir de preços mais econômicos.

Mas por que as casas ecológicas são mais econômicas do que as casas tradicionais? Se você ainda não sabe os motivos, confira essa relação que separamos a seguir.

 

casas-ecologicas2

 

1. Economia nos materiais de construção

Casas ecológicas oferecem uma grande vantagem no preço porque podem ser construídas com uma variedade maior de materiais, que normalmente custam menos do que o comum.

Você pode fazer uma casa rústica de toras, uma casa de pau-a-pique ou um chalé com tijolos de barro.

São opções seguras, desde que bem feitas, com o acompanhamento de um bom profissional.

 

2. Economia na mão de obra

Algumas casas ecológicas possuem selos de certificação ambiental e já saem quase prontas de fábrica. São as chamadas casas pré-fabricadas, que podem ser montadas por apenas alguns pedreiros.

E menos pedreiros no canteiro de obras significa menos dinheiro gasto com folhas de pagamento.

Isso é possível porque essas casas de madeira usam um mecanismo de encaixe na fundação, dispensando cimento.

 

3. Incentivo de ONGs

Se você fizer uma rápida pesquisa no Google poderá encontrar várias Organizações Não-Governamentais que trabalham com casas ecológicas.

Veja se na sua cidade existe alguma. Caso sim, vá até a sede da ONG e converse com os responsáveis. Quem sabe eles possam te ajudar, oferecendo desde um auxílio no projeto até um auxílio financeiro, para custear algumas despesas.

 

4. Facilidade de financiamentos

Bancos precisam comprovar que possuem programas para auxiliar a natureza, já que são grandes corporações. Assim, pode ser que o seu banco ofereça um projeto de incentivo à construção de casas ecológicas.

Se esse for o caso, perfeito. Isso significa que você conseguirá planos e valores diferenciados de financiamento para a sua futura construção.

 

5. Economia a longo prazo

Se você instalar painéis para captar a energia do sol, conseguirá diminuir o número de KW gastos todo mês com a companhia elétrica da sua cidade.

Isso acontece porque esses painéis transformam energia térmica em elétrica, de uma forma limpa e renovável.

Além disso, o projeto dessas casas ecológicas inclui (muitas vezes) um inteligente sistema de captação da água da chuva, que é armazenada em um local específico e fechado.

Assim, toda vez que for preciso dar uma descarga, essa água é que será usada.

 

São muitas as maneiras de economizar. Que tal colocá-las em prática? Até a próxima!

Categorias do artigo:
Casas Ecológicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.