Menu de opções

Casas ecológicas no Uruguai

  • on 3 de dezembro de 2014
  • Likes!
Spread the love

As casas ecológicas são a união de uma consciência sustentável com a beleza e praticidade que uma casa verde pode proporcionar ao seu morador.

Muitos países estão criando a  ciência de que esta é uma das boas soluções para o planeta e estão tentando levar a conscientização para outras pessoas também, como ocorre no caso do Uruguai.

 

casa-ecologica

 

O Uruguai é um dos melhores países para viver (pelas condições de vida que o país apresenta) e por isso o número de imigrantes cresce, principalmente os que fazem parte do MERCOSUL (pela facilidade), fazendo com o que o aumento populacional consequentemente também aumente.

Uma solução viável e com bom custo beneficio, é construir casas verdes. Ficarão prontas mais rápido e são óptimas para o meio ambiente, com relação a redução de resíduos e emissão de gases.

As casas ecológicas no Uruguai, são construídas por garrafas, palhas, barro, madeira ou estes materiais mesclados entre si.

Há um tempo atrás, a terra e palha eram muito utilizadas nas construções das casas do país, hoje este modo de construir está voltando a moda e de um jeito mais inovado e sustentável.

Na antiguidade as pessoas faziam suas casas com os materiais que estavam próximos, aprimorando com o tempo o tipo de casa a se fazer, ou seja, os materiais nunca deixaram de estar ali, a procura por eles que haviam diminuído, mas agora (com todos em busca de soluções ecológicas) vem aumentando e muito.

O povo uruguaio, cada vez mais recorre às técnicas antigas para a construção de sua casa verde. Eles a fazem com o propósito de economizar energia e contribuir para a estabilidade climática interna quando há mudanças externas.

Sem falarmos nos menores custos na construção de uma biocasa (como eles costumam dizer). No Uruguai  um terreno de  terra custa entre 500 e 600 dólares, enquanto um de concreto tem o valor dobrado.

Uma cooperativa de habitação, Guyunusa, investiu com a ajuda do Ministério de Habitação do Uruguai, em casas verdes. Eles construíram 10 casas de barro e argumentaram que estas casas são mais saudáveis e baratas, sem contar que é acessível a todos.

Esta mesma cooperativa desenvolveu um sistema de saneamento ecológico, com o intuito de mostrar que com pouco dinheiro pode-se ter uma casa decente, bem desenvolvida e que pensa no meio ambiente.

Mesmo com a população e cooperativas incentivando as construções ecológicas, as autoridades do Uruguai têm um certo receio quanto à elas. Se preocupam com a falta de regularização de normas técnicas na construção das biocasas.

Com a população ciente sobre os custos benefícios das casas verdes tudo se torna mais fácil, quando as autoridades estiverem certas das normas necessárias para a construção dessas casas, será apenas um complemento para as construções já existentes. Um país no qual as pessoas possuem esta consciência deveria ser o primeiro a apoiar as construções.

As casas verdes podem ser encontradas facilmente no Uruguai, veja alguns exemplos.

 

casa-eco

 

casa-uruguai

 

cas-uruguai2

Categorias do artigo:
Casas Ecológicas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.