Menu de opções

Casas pré-fabricadas: construção em eucalipto

  • on 13 de junho de 2013
  • Likes!
Spread the love

As casas pré-fabricadas em eucalipto são uma alternativa bastante ecológica, mas que podem apresentar as mesmas questões que outro tipo de materiais.

Por exemplo, o lambri de eucalipto pode tornar-se um problema, pois tem tendência para entortar ou abrir-se, caso não seja devidamente tratado.

Por isso, como acontece com outro tipo de materiais, também possuem as suas especificidades, vantagens, desvantagens e cuidados essenciais.

Segue-se alguma informação útil acerca de casas pré-fabricadas em eucalipto.

 

casa-eucalipto

 

Qualidade e durabilidade

As madeiras de eucalipto devem ser tratadas – imunizadas – em autoclave com um produto à base de CCA – Cobre, Cromo e Arsénio. Depois de tratadas, as madeiras adquirem uma coloração esverdeada em função do cobre, ficando protegidas contra fungos e insetos. Este tratamento aumenta a durabilidade do eucalipto em 15 anos de vida, sendo que se não for tratado, durará apenas dois anos.

As casas pré-fabricadas em eucalipto não são de qualidade inferior. Os eucaliptos adaptam-se a praticamente todas as condições climáticas, pelo que não se poderão comparar a outras espécies de madeiras. De facto, algumas espécies de eucalipto foram exportadas para continentes onde ganharam uma grande importância económica, pelo facto de crescerem rapidamente e serem utilizados para produzir pasta de celulose, carvão vegetal e madeira. Muitos já defendem que a plantação de eucaliptos permite evitar o corte e abate de espécies nativas para fins de construção de casas, surgindo como alternativa adequada a terras degradadas. A economia onde são cultivados está assim promovida.

De facto, por se ter desenvolvido o mercado das casas pré-fabricadas em eucalipto, o mercado tem crescido consideravelmente, conquistando novos espaços e desmistificando, também, questões sobre a durabilidade, qualidade e segurança quanto à utilização deste tipo de madeira na construção de casas. As empresas têm-se especializado no segmento de madeira tratada, aliando a preservação ambiental ao consumo qualificado.

Mas as casas pré-fabricadas em eucalipto também permitiram uma diferença de 50% nos custos. A variação no tempo de vida útil entre a madeira nativa e a madeira tratada chega à média de 15 anos, sendo que o que contribui para isto são fatores como a alta resistência à ação das chuvas e a inibição à corrosibilidade dos metais em contacto com a madeira.

Nas casas pré-fabricadas em eucalipto, 95% do material de sobras pode ser utilizado na parede da cozinha, nas bancadas e móveis, enquanto tábuas de madeira OSB atuam como papel de parede reciclado. O isolamento térmico entre as paredes e painéis solares para aquecimento de água poderão manter uma casa quente todo o ano.

Categorias do artigo:
Casas Ecológicas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.