Casas pré-fabricadas e as suas garantias

Quando você compra uma casa pré-fabricada, espera que esta chegue sem erros, defeitos ou materiais danificados. Espera ainda que seja exatamente aquilo com que sonhou, perfeita!

Contudo, a aquisição de uma casa pré-fabricada é uma decisão importante e como tal o  futuro proprietário deve ter o cuidado de se educar e informar acerca de todos os aspectos importantes desta transação. Diversos estudos indicam que os consumidores são confrontados com escolhas difíceis ao comprar casas pré-fabricadas, mas é possível evitar potenciais armadilhas e fazer uma boa compra se souber analisar cuidadosamente alguns critérios fundamentais.

Entre esses critérios fundamentais e, talvez um dos mais importantes, é o de estar bem informado em relação às condições de garantia que devem estar inerentes à aquisição da casa pré-fabricada. É preciso assegurar-se que a casa está coberta por uma serie de garantias que abranjam problemas como falhas de construção, de transporte ou até de falta de qualidade de materiais e incoerências com o projeto inicialmente traçado.

 

 

Deverá ter a certeza que no contracto está declarado qual a garantia da sua casa pré-fabricada, assim como o tempo que dura e a que tipo de garantia tem direito. Os termos da garantia deverão estar escritos de forma clara e de forma que se perceba quais os reparos e substituições a serem aplicados caso a garantia seja aplicada.

Existem alguns documentos que deve analisar cuidadosamente antes da aquisição da sua nova casa pré-fabricada. Certifique-se que fica com uma cópia de todos os documentos que for assinando ao longo do processo de compra. Leia cada um cuidadosamente e ao seu próprio ritmo, sem pressas, de forma a compreender as questões que lhe podem vir a ser colocadas, o que precisa de saber e as decisões que vai precisar de tomar futuramente.

Reveja o acordo de compra, condições de financiamento e os custos extras com cautela. Antes de assinar um acordo de compra e venda, considere pedir a um advogado para analisar todos os documentos e dizer-lhe se este protege os seus interesses. Certifique-se também que tem um recibo/fatura para qualquer depósito que você faça e que o construtor lhe dá uma garantia por escrito da sua nova casa. Adicionalmente pode também pedir as garantias de transporte, montagem e tudo o que seja colocado dentro da casa.

O seu advogado deverá também procurar pontos chaves que declarem os pormenores menos claros do seu contracto, de forma a averiguar se  está de acordo com o que ficou definido com o construtor da casa pré-fabricada e os restantes intervenientes na construção e montagem da mesma.

Um comentário

  1. Pedro carvalho

Deixe a sua opinião