Casas pré-fabricadas e o Meio Ambiente

As casas pré-fabricadas atuais estão bem longe do estereótipo antigo de serem habitações baratas e, acima de tudo, mal construídas. Na realidade, muitas das casas pré-fabricadas que, hoje em dia, são construídas em fábricas são mais resistentes, amigas do ambiente e muito mais apelativas em termos de preço do que a maioria das casas que são construídas no local.

São também mais eficientes a nível energético, de design contemporâneo e estão disponíveis com um enorme número de personalizações possíveis, capazes de satisfazer virtualmente quase todas as exigências e preferências do seu futuro proprietário.

Casas amigas do ambiente

Hoje em dia, muitas pessoas já começam a ter na sua consciência a preocupação com o meio ambiente. Este tipo de responsabilidade ambiental também se tem vindo a refletir na forma como encaram a construção das suas próprias casas. A preocupação em encontrar cada vez mais os denomidados “materiais verdes”, amigos do ambiente e sustentáveis é uma constante. A esta nova mentalidade alia-se também o fato de cada vez mais pessoas quererem manter os efeitos negativos de um ambiente poluído longe de si, de forma a que estes não afetem a forma como vivem ou desejam viver num futuro próximo.

Uma vez que a construção de uma casa tem um enorme impacto sobre o meio ambiente, a escolha de uma casa pré-fabricada, construída através de materiais sustentáveis, começa então a tornar-se numa alternativa viável e muito desejada face a uma casa tradicionalmente construída. Em vez de ser encarada como uma habitação de qualidade inferior, a casa pré-fabricada surge neste novo contexto como uma opção com menor desperdício durante a sua construção e que é projetada de forma a ter um impacto positivo no meio ambiente. Por exemplo, as juntas nas casas tradicionais são criadas no exterior do edifício, enquanto nas casas pré-fabricadas estas ficam contidas no interior da sua estrutura. Isto reduz em muito o risco de formação de mofo e bolor. Estas juntas no interior das casas pré-fabricadas possibilitam assim manter as temperaturas sempre moderadas, tornando-as mais eficientes em termos de energia, o que no final se reflete numa melhoria com impato direto no nosso planeta.

 

 

Assim como muitas pessoas já começam a preocupar-se com questões ambientais e a adquirir aparelhos e carros que sejam “verdes”, também mais e mais pessoas se começam a aperceber que a sua habitação tem tanto ou mais impato que este tipo de itens na qualidade de vida no seu planeta. E embora em tempos as casas pré-fabricadas tenham sido encaradas como um tipo de construção inferior, para quem se preocupa e vive em função destas importantes questões e preocupações ambientais, este tipo de construções são a alternativa já muita desejada às casas convencionais.

Deixe a sua opinião