Casas pré-fabricadas: em AÇO

Em tempos de crise o dinheiro não chega para tudo e é nestas alturas que também o crédito passa a ser cada vez mais difícil de se obter. Sendo assim, a crise no setor imobiliário não é surpresa.

Mas, as casas pré-fabricadas em aço vêm contrariar esta queda no mercado, pois numa crise podem surgir oportunidades e uma das tendências que tem vindo a subir no mercado da construção de casas é esta.

Yucca Valley prototype

Vantagens

De facto, as casas pré-fabricadas em aço não são apenas mais económicas como também são ecológicas. O que à partida parece contraditório, neste caso aplica-se. As casas pré-fabricadas em aço têm uma estrutura de aço leve com painéis para as paredes e telhados. Tal como nos outros tipos de casas pré-fabricadas, a montagem destas casas é relativamente simples, pois é montada com base em parafusos que podem ser facilmente colocados e retirados.

Tendo em conta a qualidade das casas pré-fabricadas em aço, o poderem ser montadas em cerca de três dias é um tempo recorde, isto para uma casa com um tamanho médio para uma ou duas pessoas.

Em todo o caso, uma das maiores vantagens das casas pré-fabricadas em aço é a sua relação com o ambiente. Isto porque a utilização do aço reduz o uso de madeira, o que significa que menos árvores são cortadas. Além disto, também é reduzido o consumo de água e energia, bem como as emissões de pó e ruído. Não obstante, e tendo em conta que a casa já vem pronta desde a fábrica, vem reduzir a produção de resíduos na construção.

Facilidade de montagem

As peças das casas pré-fabricadas em aço vêm com o tamanho certo de fábrica, pelo que basta encaixar. Isso vai levar a que estas construções saiam mais baratas, pois apenas serão necessários entre cinco a sete homens para a montar, em três dias.

De facto, a tecnologia do aço facilita a montagem de projetos mais complexos, pelo que quem estiver a ponderar uma casa com este material, não deverá ter medo de arriscar. Como a estrutura em aço é flexível, facilita eventuais reformas, como mudanças de casa e adaptações de passagens de água e eletricidade. Pode-se mesmo dizer que o aço é um material sociável no que toca à construção de casas pré-fabricadas. Isto porque o aço tem o conveniente de conseguir lidar muito bem com outros materiais como o tijolo e madeira.

O aço é, também, um material reciclável, sendo que toda a estrutura da casa pode ser desmontada e aproveitada para uma outra estrutura. O que não é aconselhável é optar por casas pré-fabricadas em aço se o que se tiver em mente é uma casa pequena, pois irá sair mais caro que uma casa de madeira.

Outra questão que deverá ter em conta no que toca a casas pré-fabricadas em aço é que nem todas as localidades têm empresas especializadas neste tipo de construção, pelo que deverá avaliar bem o custo que irá ter com o transporte do material desde a fábrica até ao local de construção.

6 comentários

  1. Pedro Vasconcelos

Deixe a sua opinião