Menu de opções

Casas pré-fabricadas na Venezuela com Sistema SIEMA

  • on 5 de junho de 2010
  • Likes!
Spread the love

O ‘pano de fundo’ do Sistema Siema foi o Consórcio de Municípios do Programa Especial (CLASP), desenvolvido na Inglaterra durante os anos cinquenta e sessenta, por uma equipe de profissionais liderados por Donald Gibson. Na época, um grupo de arquitectos venezuelanos que viviam em Londres, interessaram-se pela experiência, que procurava a construção maciça de escolas para o Reino Unido.

Depois, de volta à Venezuela, a aplicação do CLASP foi experimentada no país como programa piloto para o desenvolvimento de um sistema adaptado à situação local.

A versão venezuelana, chamada de VEN-UNO e depois Siema foi incluída no campo académico e de investigação do Instituto de Desarrollo Experimetal para la Construcción IDEC (Instituto de Desenvolvimento Experimental para a Construção), localizada na Universidade Central de Venezuela.

A ideia inicial do Instituto era um projecto de transferência tecnológica que consistia em desmontar o sistema do CLASP tanto nos aspectos construtivos, como os da sua organização, a fim de o montar novamente, realizando as inovações necessárias para o adaptar às condições da Venezuela. O Instituto de pesquisa venezuelano orientou-se no sentido do desenvolvimento de componentes e sistemas de construção adaptáveis a diferentes projectos e às condições do local, em contraste com a tendência predominante em
Venezuela do desenvolvimento de escolas padrão, que foram repetidas em todo o país.

O sistema Siema foi desenvolvido com base em quadros estruturais, formados por componentes de aço normalizados. O Sistema Siema foi criado para zonas sísmicas, uma variável importante em relação ao seu referente, o sistema CLASP, e um dos temas cruciais para a transferência tecnológica.
O Instituto de Pesquisa, IDEC, continuou a desenvolver o sistema Siema, apesar das vicissitudes da década de oitenta, na Venezuela. Actualmente, surgem oportunidades para usar o sistema Siema. A fabricação dos componentes padronizados é feita industrialmente em oficinas metalo-mecânicas, moderadamente especializadas, que competem em relação ao preço e
requisitos de qualidade. Os maiores esforços, hoje em dia, são feitos para conduzir a Siema na direcção das normas de sustentabilidade focadas na protecção ambiental, controle de resíduos e economia de energia.

Comentários

  • Pingback: Sistemas de Construção de Casas Pré-fabricadas na Venezuela

  • Boa noite ! Quer , que eu divulgue suas casas ? Estou trabalhando em vários lançamentos de loteamentos . Vocês montam uma casa para mim , e eu divulgo seu trabalho . Se a proposta interessar … meu contato iracemamartinsdasneves@ymail.com

    Atenciosamente : Iracema

    Iracema 14 de abril de 2013 23:01 Responder
  • Estes modelos são comercializados em Portugal? Se sim qual o seu preço montadas em Aveiro.

    Rogério Santos 9 de fevereiro de 2014 02:53 Responder
  • Meu sonho de consumo…. faltou a matinho ao redfor…..hehehehe

    Silvia Magali Dias 7 de março de 2014 15:49 Responder
  • Meu sonho de consumo…. faltou a matinho ao redfor…..hehehehe

    Silvia Magali Dias 7 de março de 2014 15:49 Responder
  • gosto desta! Onde está?

    Antonieta Brito 8 de março de 2014 12:18 Responder
  • Linda adorava k fosse minha 🙂

    Fernanda Castro 24 de maio de 2014 13:41 Responder
  • Boa noite gostaria de saber mais acerca das moradias, como preço, materiais de construção ect.

    Aguardo uma resposta

    Veronica nunes

    Veronica nunes 13 de junho de 2014 21:59 Responder
  • Como posso entrar em contato com a fornecedora desta casa com Sistema SIEMA?

    Deborah 10 de novembro de 2016 14:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.