Menu de opções

Casas ré-fabricadas em Bloco Estrutural

  • on 19 de abril de 2013
  • Likes!
Spread the love

Para quem pondera a cosntrução de uma casa pré-fabricada, saiba que também existem casas pré-fabricadas em bloco estrutural.

Em relação a vigas e pilares, é possível fazer uma viga apoiada num pilar, feita de madeira e concreto ou em bloco estrutural grauteado. Tudo depende de cada cálculo: se optar por um pilar, então é conhecido por alvenaria estrutural mista, pois além do elemento de bloco estrutural, ela é composta pelos próprios pilares ou vigas.

Vantagens Casas ré-fabricadas em Bloco Estrutural

As vantagens das casas pré-fabricadas em bloco estrutural cerâmico em relação ao bloco estrutural de concreto, é que com bloco estrutural cerâmico poderá comprar uma variedade maior de tamanhos, peças e formatos desde o tijolo, o ½ tijolo, o bloco em U ou J e tamanhos do 09 ao 20.

Em regra, se um bloco de estrutural em concreto se parte ao meio, não será possível aproveitar a outra metade, o que não acontece com as casas pré-fabricadas em bloco estrutural cerâmico, isto porque o grau de dilatação do bloco cerâmico é menor que a do concreto, pelo que é possível aumentar o espaçamento das juntas de dilatação. O bloco estrutural de concreto é mais poroso e com alto índice de absorção de água.

Além disso, a condutividade sonora é menor nas casas pré-fabricadas em bloco estrutural cerâmico e as técnicas de corte rápido de frestas para passar as tubagens de electricidade e água agilizam o serviço.

Não obstante, o bloco estrutural cerâmico e o de concreto têm preços semelhantes, proporcionando a mesma economia, mas o cerâmico é mais leve e tem melhor operacionalidade.

Casas ré-fabricadas em Bloco Estrutural

Casas pré-fabricadas em bloco estrutural cerâmico

Também no que toca a gastos, as casas pré-fabricadas em bloco estrutural cerâmico otimizam os gastos com a impermeabilização pois são menos porosos, pelo que retêm melhor as águas das chuvas.

Qualquer que seja o tipo de bloco estrutural, a verdade é que as casas pré-fabricadas em bloco estrutural são basicamente mais económicas no que toca às fases de acabamento e de elementos de concreto. Mas é claro que tudo tem um preço e por isso mesmo é que as estruturas em concreto armado trouxeram uma liberdade arquitetónica ao permitirem grandes vãos livres, transformando as alvenarias em meras vedações.

Por outro lado, as casas pré-fabricadas em bloco estrutural de concreto celular autoclavado são até duas vezes mais resistentes ao fogo intenso, quando comparando com os blocos estruturais cerâmicos.

As casas pré-fabricadas em bloco estrutural de concreto apresentam um ótimo isolamento térmico, na densidade de 410kg por metro cúbico, apresentando um coeficiente de condutabilidade térmica de 0,083Kcal/hmºC e acústico, pois uma parede com 10cm de espessura não revestida apresenta um índice de isolamento contra sons aéreos de 37 decibéis.

Esta eficiência em isolamentos nas casas pré-fabricadas em bloco estrutural de concreto deve-se à presença de pequenas bolhas no bloco que acabam por funcionar como uma espécie de colchão de ar isolante.

De facto, seja qual for o tipo de bloco estrutural escolhido, o facto é que para a construção de casas pré-fabricadas em bloco estrutural cerâmico ou de concreto, a economia no valor total e final da casa é mais que óbvio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.