Como selecionar o terreno ideal para construir a sua casa modular

Muitos fatores são essenciais para a construção de uma casa modular, mas um dos mais importantes tem inicio ainda antes de qualquer “prego” ter sido colocado na casa. O fator de que falamos é a localização em que a casa irá ser construída e montada, ou seja, o terreno a adquirir.

Trata-se de uma escolha que deve envolver alguma pesquisa prévia, pois encontrar o lote de terreno perfeito para construir a sua casa modular deve atender às suas necessidades e exigências e não só à localização em si como fator decisivo.

 

Antes de iniciar a construção da sua casa modular é essencial que escolha o terreno onde esta irá ficar. Pode parecer uma tarefa simples, mas está longe de o ser. Muitas pessoas começam a sua procura pelo terreno ideal apenas com uma vaga ideia de onde gostariam de construir a sua casa e rapidamente acabam por ficar frustrados com os resultados. Noutros casos pode acontecer encontrar-se um local perfeito, mas mais tarde reconhecer que fica demasiado longe da restante família, amigos, trabalho e que até fica fora do orçamento.

O que aconselhamos é que pesquise bem previamente, de forma a poder comparar os custos dos terrenos em diferentes áreas geográficas. A qualidade das escolas e outros serviços, assim com a facilidade de deslocação e acessibilidade a transportes, entre outros fatores, contribuem para as diferenças e isso acaba por se refletir nos preços dos terrenos. A melhor estratégia é escolher uma área geográfica do seu agrado e analisar o preço dos lotes de terrenos nos diferentes bairros ou zonas dessa mesma área ou cidade, de forma a averiguar preços e benefícios ou desvantagens de cada um.

As dimensões do terreno que compra não vão afetar unicamente o custo que este terá para si. Na realidade pode gostar de um terreno mais pequeno, mas que lhe traz outros benefícios como a proximidade em relação a serviços ou até ao seu local de trabalho. Em algumas áreas geográficas podem, inclusive, existir restrições relativamente ao tamanho dos terrenos para construção de casas particulares.

Por outro lado, pode dar-se ainda o caso de ter de optar por um terreno num local plano ou num local mais montanhoso, sendo que cada um destes tem as suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, um terreno plano é ideal se está a pensar incluir uma piscina exterior no projeto. Se preferir ter uma vista de cortar a respiração e um local mais isolado, então talvez um terreno num local mais montanhoso e de acesso mais difícil seja a sua melhor opção. Contudo, deve ter em consideração também as suas necessidades e as da sua família antes de adquirir o terreno mais apropriado para a sua casa modular. Talvez uma cas num local mais isolado não seja a melhor escolha para filhos pequenos, pois a escola provavelmente ficará longe da sua residência.

Todos estes fatores devem ser tidos em consideração para conseguir encontrar o lote de terreno perfeito para a sua casa modular e não apenas o fator localização assim.

Deixe a sua opinião