Menu de opções

Construção modular ou tradicional: qual escolher?

  • on 25 de janeiro de 2012
  • Likes!
Spread the love

A construção de uma nova casa deve ser uma decisão ponderada e cuidada, devendo a sua escolha pelo tipo de construção ideal ser feita unicamente após alguma pesquisa e analisadas as diversas vantagens e desvantagens de cada sistema.

As casas modulares são a última tendência de construção e têm vindo a ganhar maior popularidade nos últimos anos, não apenas no versátil mundo das casas pré-fabricadas, como também na preferência dos compradores, até então sempre fiéis à construção mais convencional.

 

 

Contudo, existem algumas questões a que deve prestar alguma atenção antes de decidir qual o tipo de construção que melhor se enquadra às suas necessidades e preferências. Cada tipo de construção, modular ou tradicional, acarreta consigo alguns benefícios e desvantagens. É necessário ter noção que, por vezes, existe a ideia errada de que certos aspectos e regras são comuns e aplicados a todas as casas de construção convencional e que o mesmo se aplica às modulares.

Um dos maiores receios de quem compra uma casa nova, seja ela de que tipo de construção for, é a qualidade de construção da mesma e muitas pessoas ainda pensam que as casas pré-fabricadas são de qualidade inferior. Contudo, as casas modulares podem ser uma alternativa viável para aqueles que pensam em adquirir uma casa nova. Estas casas modulares não são mais as “roulotes” do passado, mas assumem-se agora como casas personalizadas e por uma fração do preço. Isto torna este tipo de construção numa alternativa melhor para aqueles que necessitam de uma casa, mas possuem um orçamento mais reduzido.

 

 

Em relação à questão da qualidade, quer opte pela construção tradicional ou pela construção modular, o resultado final vai ser na maioria dos casos, um resultado daquilo que paga e das exigências que fez ao longo de todo o projeto. Neste campo, a vantagem das casas construídas através de métodos convencionais é que todo o processo de construção pode ser facilmente monitorizado, de forma a ficar com uma ideia mais precisa da qualidade do trabalho, materiais e dos próprios métodos de construção em si. Sempre que achar que determinado material não tem a qualidade exigida pode simplesmente pedir para ser substituído por outro.

No caso de uma casa modular, uma vez que quase todo o processo de construção é feito em fábrica, não há forma de um proprietário monitorizar todo o projeto da mesma forma, acabando apenas por, na maioria das vezes, visualizar apenas os módulos já fabricados e prontos para a montagem. Em alguns casos até, o proprietário apenas vê a casa já montada e pronta a habitar.

Outro ponto importante é que apesar do alto nível de personalização que as casas pré-fabricadas modulares podem ter, todos os modelos sofrem certas restrições decorrentes do processo produtivo. A altura das paredes é um dos itens determinados pelos fabricantes, e o mesmo acontece com as larguras de portas e janelas – ou seja, não é possível fazer uma entrada mais larga para a sacada ou mais estreita para a casa de banho, por exemplo.

Cabe-lhe por tanto a si informar-se acerca de qual o tipo de construção que mais lhe convém, tendo sempre em mente que as casas modulares modernas são já uma alternativa de qualidade e muito viável para habitação permanente.

Comentários

  • OI TUDO BOM COMO VÃO EU ESCREVO POIS TENHO UMA DUVIDA SERIA POSSIVEL EU CONSTRUIR UMA CASA MODULADA COM CANOS DE PVC DE DEZ MILIMETROS OU POLEGADAS E AS TELHAS ONDULAINES COMO PAREDES E TELHADOS PRESAS NOS CANOS DE PVC COM PARAFUZOS E AS PORTAS DE MADEIRA OBRIGADO PERGUNTO POIS NA CIDADE QUE CONSEGUI COMPRAR O TERRENO AS PESSOAS ESTÃO UTILIZANDO MATERIAL ALTERNATIVO PARA FAZER SUAS CASAS DE UM OU DOIS PISOS E EU TAMBÉM PRETENDO FAZER UMA DE TRES QUARTOS OU QUATRO DOIS BANHEIROS DE UM OU DOIS PISOS ESPERO RETORNO OBRIGADO E TAMBÉM QUEM FAARIA A PLANTA E A CONSTRUÇÃO OBRIGADO OU ME APRESNTASSE OUTRO PROJETO BARATO DE TER UMA CASA DE TRÊS QUARTOS OU QUATRO DOIS BANHEIRO DE DOIS PISOS OU UM PISO A CASA OBRIGADO NOVAMENTE

    NEON 31 de janeiro de 2012 08:52 Responder
  • Olá! Gostaria de saber mais informações sobre as casas moduladas, pois me interessei, pretendo construir uma.
    Att Mª ANGELICA

    maria angelica krummenauer 2 de março de 2014 03:11 Responder
  • Adorei

    Luisa Gonçalves 27 de março de 2014 21:13 Responder
  • Adorei

    Angela Maria 27 de março de 2014 21:27 Responder
  • muito linda

    Jose Parizotto 27 de março de 2014 23:46 Responder
  • linda

    Vidraçaria Tecnovidro Maurício 12 de junho de 2014 21:08 Responder
  • Linda !!!

    Marlene Orlandi 12 de junho de 2014 23:44 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.