Dicas de decoração para casas de madeira

O charme rústico de uma casa de madeira sugere calma, serenidade e conforto, ao bom estilo campestre, a quem tem o privilégio de a visitar. Mas se é o orgulhoso proprietário de uma casa de madeira pré-fabricada, então já deve estar a par dos desafios específicos que este tipo de habitações coloca quando se trata de pensar na sua decoração. As casas de madeira já possuem características bastante marcantes, por isso, quando se debruçar acerca da escolha do estilo de decoração mais apropriado para estas habitações, você precisa escolher os itens e esquemas de cores que não irão sobrecarregar os tons e texturas das madeiras presentes em toda a casa.

Para o ajudar na decoração da sua casa pré-fabricada de madeira seguem-se algumas dicas de decoração.

 

 

Esquema de cores

Muito possivelmente a sua casa de madeira irá ficar beneficiada e valorizada com uma nova pintura das paredes interiores. Mesmo que opte por não pintar as paredes e deixa-las na sua cor de madeira natural, a verdade é que se torna fundamental dar um toque de cor à decoração, quer seja através de acessórios decorativos ou de mobiliário que se destaque da cor predominante das paredes. Estes acessórios decorativos mais coloridos podem ser simples jarras, centros de mesa, tecidos, mantas, cortinados ou até molduras e arte nas paredes.

Ao escolher a cor ou esquema de cores mais adequado para uma casa de madeira, tenha sempre em mente as cores naturais desta e o estilo de construção. É fundamental que todos os elementos da decoração consigam ser bem coordenados. Não faz sentido ter uma casa de madeira com um exterior rústico e depois o seu interior ser demasiado moderno. Este pormenor pode ser especialmente importante quando pensar na venda da sua casa, uma vez que quem olha a casa de fora terá certamente determinadas expectativas em relação ao seu interior. Mantenha-se por isso fiel aos pequenos detalhes e estilo da casa durante a decoração.

Escolha cores que vê refletidas na natureza e exterior, como cores terra, castanhos, verdes ou cores outonais. Este tipo de cores combinam na perfeição com a madeira natural e tornam todo o ambiente mais acolhedor e convidativo.

 

Detalhes em madeira

Uma das etapas mais emocionantes na decoração deste tipo de habitações é a possibilidade de combinar em todo o espaço  pequenos detalhes em madeira, de tonalidade semelhante à utilizada nas paredes e construção da própria casa. Esta combinação vai tornar toda a decoração mais harmoniosa e conferir um estilo ainda mais rústico às diferentes divisões da casa. Por exemplo, se a madeira utilizada para a construção da casa for de pinheiro, então opte por adquirir também mobiliário do mesmo tipo e cor desta madeira da casa, de forma a que o ambiente se mantenha harmonioso. Em contrapartida, evite a todo o custo combinar diferentes tipos de madeira num mesmo espaço, uma vez que irá rapidamente perceber que o contraste fica demasiado pesado.

Acessórios

Também ao escolher os acessórios decorativos deverá ter em mente a natureza rústica das casas de madeira. Escolha mobiliário tradicional e artigos de decoração de aspecto mais usado e gasto para combinar com a sensação de natureza rústica presente em toda a decoração da casa.

 

Um comentário

  1. Maria Nunes

Deixe a sua opinião